Cidades do RSSaúde

Caxias do Sul inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira (25.03)

Todas as UBSs vacinarão contra o vírus influenza de segunda a sexta

Caxias do Sul inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nesta segunda-feira, 25 de março. Nesse primeiro momento – até 31 de março – serão vacinados apenas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário (confira abaixo). A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) de segunda a sexta. Devido ao elevado número de casos, a estratégia de vacinação contra a influenza foi antecipada para março.

A mudança na campanha de vacinação deste ano é que, assim como as outras vacinas, a vacina contra o vírus influenza passa a ser uma vacina nominal, ou seja, os dados da pessoa que está sendo vacinada são coletados para o sistema de saúde. Então o processo da vacinação será um pouco diferente, porque a pessoa que for fazer a vacina precisa levar um documento com foto e o CPF. A Secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, explica que a medida é uma determinação do Ministério da Saúde e ao município cabe cumprir.

 Dia D

Já estão previstas em Caxias duas grandes ações de vacinação. Serão aos sábados nos dias 6 e 13 de abril. Este último, também é o Dia D Nacional da Vacinação Contra a Influenza, com ações em todo país.

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

Inicialmente para públicos prioritários
Período: de 25 de março a 31 de maio
Horários: em todas as UBS’s de segunda a sexta. Nas UBS’s de horário tradicional até 15h e nas de horário estendido até 18h
É necessário levar documento com foto e CPF

Dia D da Vacinação Contra a Influenza

Em todas as UBS’s
6 de abril (sábado) das 9h às 15h
13 de abril (sábado) das 9h às 17h

Grupo prioritário

Crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
Gestantes
Puérperas
Professores de todos os níveis
Povos indígenas
Idosos com 60 anos ou mais de idade
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das forças armadas
Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
Trabalhadores portuários
Quilombolas
Pessoas privadas de liberdade e funcionário do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócioeducativas

Botão Voltar ao topo