Cidades do RS

Caxias do Sul instala três pontos para coleta de resíduos eletroeletrônicos

Caxias do Sul, numa parceria entre o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e a empresa Ambe, iniciou o Movimento Ecotec com a instalação de três pontos para coleta de resíduos eletroeletrônicos. Os locais escolhidos foram a Prefeitura de Caxias do Sul – Centro Administrativo, a sede da SEMMA e a sede da Secretaria Municipal da Educação (SMED).

O descarte dos itens (confira relação abaixo) podem ser depositados nos bags de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A gerente de Educação Ambiental da SEMMA, Pamela Kuse, conta que a Ambe fará o gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos. O movimento surge com o objetivo de obter maior eficiência nas coletas e oferecer à população, incluindo os servidores municipais, soluções para o descarte.

Por meio do programa SEMMA em Ação é desenvolvido o Movimento Ecotec para coleta de resíduos eletroeletrônicos.

O titular da SEMMA e chefe de Gabinete interino, João Uez, lembra que a parceria é importante, proporcionando mais uma opção à comunidade.

Outro espaço que recebe esses materiais é o Ecoponto da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), que fica na RSC-453 (Rota do Sol), nº 31.382, no bairro Centenário. A entrega dos itens pode ser feita de segundas a sextas, das 8h às 17h; e aos sábados, das 7h às 13h.

Escolas interessadas em aderir ao Movimento Ecotec podem contatar a SEMMA por meio do telefone (54) 3901.1445, ramal 5208 (segunda a sexta, das 10h às 16h) ou pelo e-mail pḱuse@caxias.rs.gov.br.

Pontos de Coleta (segundas a sextas, das 10h às 16h)

Centro Administrativo – Prefeitura de Caxias do Sul: Rua Alfredo Chaves, 1.333, Exposição
SEMMA: Rua Dom José Barea, 1.501, Exposição, junto à Maesa
SMED: Rua Borges de Medeiros, 260, Centro

O que pode ser descartado

Linha Verde: equipamentos de informática e telecomunicação. Exemplos: computador, notebook, celular, servidor, impressora, baterias de celular e notebook, bateria automotiva, raio X e periféricos.

Linha Branca: equipamentos de cozinha, refrigeração e área de serviço. Exemplos: geladeira, micro-ondas, máquina de lavar, secadora.

Linha Marrom: equipamentos de áudio e vídeo. Exemplo: televisores, rádios, DVDs, videocassete.

Linha Azul: equipamentos eletroportáteis e ferramentas elétricas. Exemplos: chapinha, secador, furadeira, parafusadeira.

Itens que não são coletados: lâmpadas fluorescentes, incandescentes e de led; pilhas, cartuchos e tonners.

Botão Voltar ao topo