EducaçãoNotíciasVale do Sinos

Lançada a Semana Nacional do Trânsito no Vale do Sinos

Lançamento da Semana Nacional do Trânsito de quatro cidades do Vale do Sinos reforça o compromisso com a educação para um trânsito mais seguro

O CFC Valderez reuniu autoridades de quatro cidades do Vale do Sinos para marcar o lançamento da Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. Os municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Nova Hartz, cidades onde do CFC Valderez possui unidades, se mostraram engajados em ações para reforçar o interesse das populações para a educação que possibilite um trânsito mais humanizado. Com o objetivo de conscientizar condutores sobre os ricos da alta velocidade em acidentes de trânsito, a campanha tem como mote “Vá devagar. A pressa é inimiga da vida.”, indo ao encontro do mesmo propósito dos órgãos nacionais, como o Contran – Conselho Nacional de Trânsito, que definiu como tema para as ações “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. O lançamento ocorreu da Semana Nacional do Trânsito aconteceu na sede do Grupo Sinos, em Novo Hamburgo, reunindo além de autoridades alunos do projeto Agentes Mirins de Trânsito, da Escola Oswaldo Cruz, de Novo Hamburgo.

Autoridades presentes no lançamento da Semana Nacional do Trânsito: Luiz Paulo Grings, presidente da Associação Comercial e Industrial de Sapiranga, Lízia Bertuzzi, Diretora de Trânsito de São Leopoldo, professora Priscila Scheffel, da Escola Oswaldo Cruz, de Novo Hamburgo, André Luis da Silva, Secretário de Educação de Novo Hamburgo, Major Carine Reolon, do 3° Batalhão de Polícia Militar, Robson Miranda, diretor do CFC Valderez, vereador de Nova Hartz, wagner SurKampf, Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, Secretário Municipal de Segurança Pública e Mobilidade de Sapiranga, e Marlon Machado Portela, diretor geral de Mobilidade Urbana de Nova Hartz. Na frente, os alunos da Escola Oswaldo Cruz, de Novo Hamburgo – Foto: /Divulgação

Com este foco, o CFC Valderez traz de volta o personagem Consciência, que estrelou a campanha do ano passado e já é bem conhecido pela população. É um ator caracterizado que chama a atenção para conteúdos importantes para condutores e pedestres, convidando a reflexões sobre suas atitudes no trânsito. Este ano, o personagem vai estar presente em vídeos nas redes sociais, em alguns pontos estratégicos da cidade e nas unidades do CFC Valderez, abordado assuntos como alta velocidade, ultrapassagem no sinal vermelho, celular e direção, pedestre com pressa e uso do cinto de segurança.

Além disso, a programação do CFC Valderez contempla várias blitzes com uso de banners, tendo mensagens criativas; palestras para os jovens sobre seu papel na construção de um trânsito mais seguro, seja como pedestres, ciclistas, passageiros ou futuros motoristas; lança um livro de colorir para as crianças com uma releitura da tradicional história de “A lebre e a tartaruga” e leva a mini pista nas escolas para ensinar as regras de circulação. “Queremos que as pessoas sintam na prática que a pressa não leva a nada. Muito pelo contrário, ela pode causar acidentes de trânsito, muitas vezes, até fatais. Então, vamos aproveitar a Semana Nacional do Trânsito para intensificar nossas ações de educação para um trânsito mais humano e mais seguro junto a toda comunidade, sublinhando ainda mais o tema escolhido pelos órgãos nacionais”, explica Robson Miranda, diretor do CFC Valderez.

Compromisso CFC

Com mais de cinco décadas de atuação, O CFC Valderez dirige as suas ações institucionais para as comunidades onde atua com o foco na educação do trânsito. Anualmente, se mobiliza junto as prefeituras municipais e auxilia na elaboração de um calendário para privilegiar esta temática, inclusive realizando um evento, onde reúne autoridades dos quatro municípios para o lançamento da Semana Nacional de Trânsito. “Sempre contamos com presenças dos executivos municipais, de representantes das Guardas Municipais, Secretários de Segurança ou Mobilidade Urbana e representantes da Segurança Pública Estadual e Federal, como autoridades do DETRAN, da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal”, sublinha com orgulho Robson Miranda. “É um momento em que as nossas comunidades podem observar a importância do assunto trânsito junto aos nossos governantes”, diz ele. As ações que são realizadas pelas unidades do CFC Valderez atingem crianças e jovens desde a educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas com mini pistas, atividades especiais em feiras escolares, palestras e mobilizações diferenciadas, jogos eletrônicos, disponibilização de acesso a conteúdos direcionados em ebooks. Para a população em geral são realizadas palestras em empresas, eventos, blitzes em conjunto com guardas municipais e Brigada Militar, baladas seguras, distribuição de materiais com informações alertando aos agentes de trânsito para um trânsito mais seguro nas estradas e nos perímetros urbanos das cidades.

Programação do CFC Valderez nas quatros cidades durante a Semana Nacional de Trânsito.

Programação

18/09

  • 8h15 às 10h15 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB São Jacó, em Novo Hamburgo.
  • 10h – Blitz educativa e ação com pedestres, na Rua Dom João Becker, em São Leopoldo.
  • 11h30 – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Pres. Prudente de Moraes, em Novo Hamburgo.
  • 13h – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Pres. Prudente de Moraes, em Novo Hamburgo.
  • 14h – Blitz educativa de trânsito com BM S, na sinaleira João Correa próximo ao Clube, em Sapiranga.
  • 14h30 às 16h30 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Martha Wartenberg , em Novo Hamburgo.
  • 17h – Motic – Feira Escolas – Encerramento, no Ginásio, em São Leopoldo.

19/09

  • 8h15 às 10h15 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Eugênio Nelson Ritzel, em Novo Hamburgo.
  • 10h – Ação Semáforo, na Av. Theodomiro Porto da Fonseca, em São Leopoldo.
  • 10h às 11h45 – Blitz educativa de trânsito com GM, na Sinaleira do Museu, em Sapiranga.
  • 11h30 – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Prof Adolfina J.M.Diefenthaler, em Novo Hamburgo.
  • 13h – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Prof Adolfina J.M.Diefenthaler, em Novo Hamburgo.
  • 14h30 às 16h30 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Eugênio Nelson Ritzel, em Novo Hamburgo.
  • 19h – Palestra jovens e adultos, nas Escolas / Empresas, em Novo Hamburgo.

22/09

  • 08h15 às 10h15 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Professora Helena Canho Sampaio, em Novo Hamburgo.
  • 8h30 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EMEF Maria Almerinda Paz de Oliveira, em Nova Hartz.
  • 11h30 – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Marcos Moog, em Novo Hamburgo.
  • Manhã e tarde – Ações com EMEI de Sapiranga com Teatro e mini pista, no Parque Municipal, em Sapiranga.
  • Manhã e tarde – Palestra na Escola Décio, em Sapiranga.
  • 13h – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Marcos Moog, em Novo Hamburgo.
  • 13h30 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EMEF Maria Almerinda Paz de Oliveira, em Nova Hartz.
  • 14h – Blitz educativa de trânsito e lixocar, PRE na RS239, em Sapiranga.
  • 14h – Blitz educativa e ação com pedestres, na Rua Independência, em São Leopoldo.
  • 14h30 às 16h30 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Professora Helena Canho Sampaio, em Novo Hamburgo.
  • 19h – Palestra jovens e adultos, na EMEB Salgado Filho, em Novo Hamburgo.

23/09

  • 8h – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EMEF Maria Almerinda Paz de Oliveira, em Nova Hartz.
  • 8h15 – às 10h15 Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Arnaldo Grin , em Novo Hamburgo.
  • 11h30 – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Vereador Arnaldo Reinhardt, em Novo Hamburgo.
  • 13h – Blitz educativa de trânsito e faixa, na Sinaleira Bradesco rua Joao Correia, em Sapiranga.
  • 13h – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Vereador Arnaldo Reinhardt, em Novo Hamburgo.
  • 13h30 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EMEF Maria Almerinda Paz de Oliveira, em Nova Hartz.
  • 14h – Blitz educativa e ação com pedestres, na Rua Dom João Becker, em São Leopoldo.
  • 14h30 às 16h30 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB São Jacó, em Novo Hamburgo.
  • 19h – Palestra jovens e adultos, na EMEB João Baptista, em Novo Hamburgo.

24/09

  • 8h – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EEEM Germano Hessler, em Nova Hartz.
  • 8h15 às 10h15 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Maria Quitéria, em Novo Hamburgo.
  • 11h30 – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Monteiro Lobato, em Novo Hamburgo.
  • 13h – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Maria Quitéria, em Novo Hamburgo.
  • 13h30 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EEEM Germano Hessler, em Nova Hartz.
  • 14h30 às 16h30 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Maria Quitéria, em Novo Hamburgo.
  • 19h – Palestra jovens e adultos, na EMEB Maria Quitéria, em Novo Hamburgo.
  • 19h30 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EEEM Germano Hessler, em Nova Hartz.

25/09

  • 8h15 às 10h15 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Cecilia Meireles, em Novo Hamburgo.
  • 08h30 – Palestra com Ensino Médio, na Escola São José, em São Leopoldo.
  • 10h30 – Palestra com Fundamental II, na Escola São José, em São Leopoldo.
  • 11h30 – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Cecília Meireles, em Novo Hamburgo.
  • 13h – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Cecília Meireles, em Novo Hamburgo.
  • 13h30 – Palestra com fundamental I, na Escola São José, em São Leopoldo.
  • 14h Blitz – educativa de trânsito e lixocar , na Sinaleira Bradesco rua Joao Correia, em Sapiranga.
  • 14h30 às 16h30 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Cecilia Meireles, em Novo Hamburgo.
  • 15h30 – Livro /Mini Pista com Educação Infantil, na Escola São José, em São Leopoldo.

26/09

  • 07h30 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EMEF Albino Zimpel, em Nova Hartz.
  • 8h15 às 10h15 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Francisca F. P. Saile, em Novo Hamburgo.
  • 10h às 11h45 – Blitz educativa de trânsito com Guarda Mirim, na Sinaleira do Museu, em Sapiranga.
  • 11h30 – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Francisca F. P. Saile, em Novo Hamburgo.
  • 13h – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Francisca F. P. Saile, em Novo Hamburgo.
  • 14h30 às 16h30 – Mini Pista / Palestra / Livro, na EMEB Francisca F. P. Saile, em Novo Hamburgo.
  • 19h30 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, no EJA EMEF Bernardo Lemke, em Nova Hartz.

29/09

  • 07h45 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EMEF Bernardo Lemke, em Nova Hartz.
  • 11h30 – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Imperatriz Leopoldina, em Novo Hamburgo.
  • 13h – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Presidente Washington Luiz, em Novo Hamburgo.
  • 13h15 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EMEF Bernardo Lemke, em Nova Hartz.
  • 14h – Ação Semáforo, na Av. Theodomiro Porto da Fonseca, em São Leopoldo.

30/09

  • 07h45 – Mini Pista/ Livro/ Palestra, na EMEF Bernardo Lemke, em Nova Hartz.
  • 11h30 – Blitz educativa / Panfletagem, na EMEB Elvira Brandi Grin, em Novo Hamburgo.

04/10

  • 7h às 13h – Ação de doação de Sangue, no Parque Municipal, em Sapiranga.

Botão Voltar ao topo