Novo Hamburgo: Prefeitura interrompe possíveis fraudes contra consumidores atendidos pelo Procon
Atuação da Procuradoria-Geral do Município garante proteção aos usuários, responsabilização dos envolvidos e fortalecimento dos controles internos
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e com apoio dos servidores do Procon, identificou atitudes suspeitas, que poderiam ter lesado consumidores durante determinados atendimentos realizados pelo órgão municipal. Ao todo, seis cidadãos hamburguenses relataram prejuízos financeiros após suspeitas de uso indevido de seus dados bancários e de cartões de crédito.
Conforme os registros apresentados à direção do órgão de defesa do consumidor, as vítimas passaram a perceber movimentações atípicas em suas contas, como transferências via Pix e compras não reconhecidas. A recorrência dos relatos, todos com características semelhantes, levou à abertura imediata de um expediente interno para apuração dos fatos.
A partir das informações fornecidas pelos consumidores, foi possível rastrear parte das movimentações financeiras, o que contribuiu para a identificação de um dos endereços relacionados aos supostos envolvidos. Também se constatou que os atendimentos realizados por essas pessoas não estavam sendo devidamente registrados na plataforma oficial do Procon, o que dificultava a rastreabilidade dos serviços prestados. Ainda assim, a equipe do órgão conseguiu reconstruir os atendimentos com base nos agendamentos existentes.
Diante da gravidade da situação, as pessoas supostamente envolvidas foram desligadas de forma imediata de suas funções públicas. Paralelamente, o Procon atua para auxiliar as possíveis vítimas com orientações e no encaminhamento para tentativa de recuperação dos valores.
O secretário municipal de Segurança, Rosalino Seara, ao saber dos fatos envolvendo as supostas fraudes, imediatamente entrou em contato com o delegado de polícia que irá conduzir a apuração integral da ação e fornecerá todos os subsídios para o completo esclarecimento dos fatos.
A Prefeitura reforça que todas as medidas cabíveis foram prontamente adotadas e destaca que a comunidade pode e deve confiar nos serviços prestados pelo Procon de Novo Hamburgo, que atua com seriedade, transparência e foco na proteção dos direitos do consumidor há mais de uma década. Além disso, a Procuradoria-Geral do Município realizará um trabalho contínuo de caráter preventivo e de qualificação junto ao órgão, com o objetivo de fortalecer ainda mais os controles internos e assegurar a excelência no atendimento à população.





