NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul 130 anos: A viagem no tempo por trás da ampliação do Sistema Dal Bó

A Prefeitura de Caxias do Sul iniciou nesta segunda-feira (15/06) as ações alusivas ao Aniversário de 130 anos de Caxias do Sul. Neste ano, em virtude da pandemia de coronavírus, diversas iniciativas serão realizadas virtualmente. Entre as atividades, está a divulgação de fatos históricos das secretarias municipais. E para marcar o dia 20 de junho, data do aniversário, será feito lançamento do letreiro de Caxias do Sul e a soltura de balões brancos, com mensagens, na Praça Dante Alighieri. A água do chafariz estará na cor de uva na ocasião.

Em janeiro deste ano, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) comemorou 54 anos de existência. A Autarquia é produto de um contexto histórico em que os serviços de saneamento passaram a receber autonomia administrativa e financeira de forma que ampliassem seus recursos e, assim, melhorassem os seus resultados.

Entre as décadas de 1940 e 1950 a cidade de Caxias do Sul crescia a passos largos e os serviços hidráulicos precisavam acompanhá-la. Na época, a defasagem entre água represada e distribuída e a necessidade crescente de oferta de água era inevitável. No final da década, a Câmara Municipal aprovou a Lei nº 102, de 23 de dezembro de 1948. A Lei dizia que a Prefeitura estava autorizada a cobrar um imposto para a concessão da licença de pesca, atividade que vinha causando diversos inconvenientes no período. No entanto, esse cuidado com o Sistema Dal Bó mostrava que as imprescindíveis alterações viriam a manifestar-se logo.

As alterações e desejos de ampliação no local já eram planejadas naquela década, mas foi só no final dos anos 1940 que um conjunto de obras seria realizado para melhorar o abastecimento de água de Caxias do Sul. A principal delas foi a construção da Represa São Paulo e, durante a administração do prefeito Luciano Corsetti, a construção de um novo reservatório e o aumento da capacidade dos decantadores da Estação de Tratamento de Água Borges de Medeiros. Em 1948, o Sistema Dal Bó já era constituído por três barragens: São Miguel, São Pedro e São Paulo.

Aquilo foi o começo para mais ampliações no Sistema. Na administração de Euclides Triches, ocorreu outra grande adequação: a ampliação da Represa São Miguel. Essa obra concluída em 1954, aumentava a capacidade de tratamento e represamento de água.

Ao longo dos mais de 90 anos de existência, o Sistema Dal Bó ainda cumpre suas funções no abastecimento de água do município. Hoje, o Sistema que fornece água para a Estação de Tratamento de Água Borges de Medeiros, abastece nove bairros de Caxias do Sul e está localizado no bairro Fátima, próximo ao Jardim Botânico.

Botão Voltar ao topo