Extra

SEMAE recebe licenciamento prévio para a atividade do Sistema de Esgoto Sanitário

Duas obras estratégicas para o saneamento básico de São Leopoldo obtiveram a licença prévia da Prefeitura. A assinatura foi realizada pelo prefeito Ary Vanazzi e pelo secretário do Meio Ambiente, Darci Zanini, na quinta-feira, 28 de dezembro. O diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Nestor Schwertner, e equipes da autarquia acompanharam o ato realizado no Centro Administrativo.

O licenciamento prévio foi dado ao Semae para a atividade do Sistema de Esgoto Sanitário (SES) – Bacia Vicentina – constituído de rede coletora, linhas de recalque, estação de bombeamento e Estação de Tratamento de Esgoto, e para o Sistema de Esgoto Sanitário – Bacia Santos Dumont – com rede coletora, linhas de recalque, emissários, Estação de Bombeamento e Estação de Tratamento de Esgoto.

O prefeito Ary Vanazzi falou sobre a importância de fortalecer e valorizar o ente público. “Em um ano o Semae sanou dívidas e termina com superávit”, ressaltou. Sobre os investimentos Vanazzi destacou a importância de recursos públicos para órgãos públicos, inclusive a fundo perdido. O prefeito também pontuou as ações feitas em 2017 para retomada das obras de esgotamento. “Quando o poder público faz uma boa gestão tem capacidade de resolver os problemas com cuidado para a população mais pobre”, frisou o prefeito.

Schwertner destacou que o projeto de esgotamento para a Bacia Santos Dumont foi previamente aprovado pelo programa Avançar Cidades do Ministério das Cidades para ser financiado e falou ainda sobre a importância da licença e da credibilidade que o Semae está recuperando. “Esse processo nos dá a perspectiva para o passo seguinte”, afirmou.

O diretor de Planejamento e expansão da autarquia, Júlio César Macedo, pontuou o trabalho técnico desenvolvido com estudos ambientais para atender as exigências. As obras abrangem cerca de 50 mil habitantes (20 mil na área do bairro Santos Dumont e 30 mil no Vicentina). “Esta obra vai atender a comunidade leopoldense, mas também tem impacto em toda a Bacia do Rio dos Sinos”, disse.

Foto: Vanessa Bueno

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios