Geral

Cabo submarino do Google vai conectar Chile ao EUA

Toda vez que assistimos um desses tutoriais que mudam o jeito como fazemos as coisas, que abrimos o Google Maps para pegar o melhor caminho de volta para casa, que achamos o presente perfeito para um amigo na busca do Google ou que compartilhamos uma planilha com nossos colegas no trabalho, estamos usando o Google Cloud, por isso, estamos sempre investindo em maneiras para tornar a nossa nuvem cada vez mais robusta, segura e eficiente.

Esta nuvem é formada por muitos componentes, como, por exemplo, nosso centro de dados no Chile, que permitem fazer pesquisas na busca do Google, assistir vídeos no YouTube, guardar lembranças no Google Fotos e usar os aplicativos de produtividade do G Suite. Outro elemento importante são as regiões de Google Cloud Platform, como a que inauguramos em São Paulo o ano passado. Em todo o mundo, a rede do Google tem mais de 100 pontos de presença e 7500 nós. Todas essas “partes” da nuvem estão conectadas por uma grande rede que inclui 11 cabos submarinos e milhares de quilômetros de fibra ótica ao redor do mundo.
Assim, o Google se torna a primeira empresa tecnológica, fora da área de telecomunicações, a investir no desenvolvimento de um cabo submarino internacional totalmente privado.

O cabo será chamado de “Curie” em homenagem a Marie Curie, cientista de renome que liderou uma série de pesquisas pioneiras no campo da radioatividade. Ela é a única pessoa na história a receber Prêmios Nobel em duas áreas diferentes: Física e Química

América Latina

Como a pessoa que inspirou seu nome, o “Curie” é excepcional. Trata-se do o primeiro cabo submarino a chegar no Chile em aproximadamente 20 anos. Uma vez instalado, ele será uma das maiores “rodovias” de dados no país, conectando o Chile e a Califórnia (Estados Unidos) no ano de 2019.

O Google escolheu instalar o Curie na América Latina, porque embora a região tenha uma boa penetração de internet, ela não é atendida satisfatoriamente pelas conexões de dados internacionais existentes. Por meio da nova infraestrutura, teremos a oportunidade incrível de receber novos negócios na nuvem e continuar avançando em nosso objetivo de longo prazo de atingir o “Próximo Bilhão” de usuários da internet.
Nosso investimento no cabo Curie faz parte do nosso esforço contínuo para melhorar a infraestrutura global e do nosso compromisso com a América Latina. Embora este seja o nono cabo submarino que o Google instala no mundo, será o primeiro totalmente privado a nível internacional. Com o Curie, nos tornamos ainda a primeira companhia não especializada em telecomunicações que constrói um cabo privado.

Vantagens
Entre as vantagens de instalar cabos de dados submarinos privados, está tanto a flexibilidade para tomar decisões quanto ao roteamento de dados como a otimização da latência, observando os interesses dos usuários do Google e dos clientes do Google Cloud Platform. Ao construir uma infraestrutura totalmente privada, diminuímos o número de partes envolvidas, simplificamos o processo de instalação e reduzimos o tempo para que o cabo esteja pronto e funcional. Globalmente, esse tipo de conexão também nos permite planejar novas regiões para o Google Cloud Platform.
Curie é o primeiro de muitos cabos privados que instalaremos no mundo. O Google continuará a instalar cabos submarinos, seja de forma privada ou como parte de consórcios, em um esforço contínuo para tornar a informação mundial acessível e pesquisável por todos.

Botão Voltar ao topo