Saúde

A importância do pré-operatório de mamoplastia de aumento

Muitas brasileiras sonham em aumentar o tamanho dos seios, recorrendo a mamoplastia. Dados do Censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) revelaram que o procedimento ainda é o mais realizado em todo o país. Conforme o estudo, das 839.288 cirurgias estéticas realizadas durante todo o ano de 2016, 288. 597 (19,6%) foram aumento de mama.

Mas é preciso atenção e certos cuidados antes do procedimento. A cirurgiã plástica Ivanoska Filgueira afirma que a paciente deve antes de tudo, passar por uma avaliação médica. “Desde os exames básicos até uma consulta com um cardiologista podem ser considerados pré-operatórios. Na hora de solicitar os exames antes da cirurgia, o histórico médico do paciente é fundamental”, ressalta a médica.

É necessário ainda que o médico tenha pleno conhecimento sobre todos os medicamentos que o candidato a cirurgia faz uso, pois alguns podem influenciar diretamente no procedimento e trazer complicações. Além disso, a paciente deve parar de fumar com bastante antecedência, pelo menos 15 dias.

A mulher precisa evitar aspirina, anti-inflamatórios e remédios naturais- eles podem aumentar o sangramento. Para a médica é suma importância que a mulher faça mamografia, tanto antes como depois do procedimento. “Isso ajuda a detectar qualquer mudança futura no tecido da mama”, explica.

Botão Voltar ao topo