NotíciasRio Grande do Sul

Parada Livre de Canoas terá show de Ludmilla no domingo (14)

O Parque Eduardo Gomes sediará, no domingo (14), a partir das 11h, a 9ª Parada Livre de Canoas, evento voltado à causa LGBT. A edição deste ano terá mais de 12 horas consecutivas de atividades culturais, artísticas e prestações de serviços, tendo como principal atração musical a cantora carioca Ludmilla. A dona do hit Cheguei se somará no palco a diversos outros artistas canoenses para celebrar a diversidade na cidade. A 9ª edição da Parada promete ser a maior e mais completa festa do orgulho gay já ocorrida na cidade, transformando o Eduardo Gomes no Parque da Diversidade. A ação é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, em parceria com a Diretoria de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais.

O formato deste ano conta com dois palcos que terão apresentação de atrações artísticas e culturais, como performances, grupos de dança e músicos ligados à cena LGBT. A abertura do espaço principal, no início da tarde, será feita pelos artistas Rita D’ Libra e Kristian Galvão e o encerramento será com a cantora Ludmilla e seu balé. Já o Hip Hop será a atração do segundo palco, com apresentações de artistas da periferia de Canoas, como MCs e rappers. Lá, uma grande atração será a cantora Grazzi Liz, do bairro Guajuviras.

Haverá também um espaço multidisciplinar, a Tenda André Pereira, com exposição de literatura temática, moda, palestras e orientações ao público. O local será coordenado pelo Conselho LGBT e tem o nome em homenagem ao cidadão André Pereira, canoense militante da causa gay, portador de deficiência, morto por homofobia em 2016.

Além de todas essas atividades, a Parada Livre ainda terá tenda de gastronomia, prestação de serviços em saúde e um movimento sociocultural de reconhecimento à igualdade dos Direitos Humanos.

O diretor das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Saulo Gil, destaca que Canoas tem sido destaque em políticas públicas LGBT, se afirmando como a Cidade da Diversidade. “A 9º Parada Livre vem dar visibilidade às ações culturais e artísticas da comunidade LGBT, vem mostrar como é possível convivermos numa sociedade respeitando as diferenças”, comenta.

Canoas na luta contra a LGBTfobia

Em 2017, a Prefeitura Municipal de Canoas, através da Diretoria de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais e de outras secretarias, mobilizou um importante e significativo avanço na luta contra a homofobia e inserção social de gays, lésbicas, trans e travestis, com ações como: a abertura do Ambulatório LGBT, que presta um serviço de atendimento especializado à população, a realização do 8º Miss e Mister Diversidade e o Fórum Municipal da Diversidade. O Executivo municipal também promoveu o Dia de Combate à Homofobia, 1º Ciclo de Palestras pelo Dia do Orgulho LGBT, o Dia da Visibilidade Lésbica e a Caminhada da Paz contra o Bullying.

Para seguir fomentando o debate sobre as questões de diversidade e dando visibilidade às pautas LGBT, a Prefeitura de Canoas inicia 2018 promovendo o Parque da Diversidade com a Parada Livre. No país que mais mata lésbicas, gays, trans e travestis no mundo, a necessidade de promover ações de conscientização e combate ao preconceito se mostram uma preocupação constante do Poder Público e é neste sentido que Canoas caminha.

O secretário adjunto da Cultura, Rubiélson Medeiros, lembra que a pluralidade das pessoas é base construtiva da sociedade. “A riqueza das diferenças que constrói uma cidade diversa e trans formadora. Pessoas e profissionais da cidade de Canoas dedicam-se a esta causa há mais de 25 anos por meio de pesquisas e ações”.

Serviço

O que: 9ª Parada Livre de Canoas
Data: domingo, 14 de janeiro
Horário: das 11h às 23h
Local: Parque Eduardo Gomes

Programação 
11h – Abertura com apresentação de DJS
Atrações: Djs Andrigo, Tiago Prati, Cícero, João Batista, Emerson Secco, André Sihe, Dogulas, Sadol, Nando Krug, Tatoo e Tatobalis
Palco Alternativo
14h – Apresentação da banda Pepper Pop e dos performances Rita D’Libra e Kristian Galvão
Palco Principal
15h– Shows da Diversidade com dublagens e performances artísticas
Palco Principal
16h – Art e Dança Hip Hop
Atrações: Grazy Liz e convidados, Flash Mob contra a homofobia e show da diversidade
Palco Alternativo
17h30 – Apresentação do DJ Tiago Thi
Palco Principal
18h– Show com a cantora Grazy Liz e convidados
Palco Principal
18h45– Apresentação da Corte da Diversidade
Palco Principal
19h– Ato oficial
Palco Principal
19h30– Videokê Venezianos Pub Café
Palco Principal
21h- Show com a cantora Ludmilla
Palco Principal
22h– Baile do Finna e Dj Albernais
Palco Principal
23h – Encerramento

Botão Voltar ao topo