NotíciasRio Grande do Sul

Parque Imperatriz é alternativa de lazer para toda a família

O Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina é uma opção para lazer, recreação e prática de esporte junto à natureza em São Leopoldo. Trilhas ecológicas, espaço de pesquisas, áreas de esportes e lazer integram o Parque com a cidade, uma Área de Preservação Permanente (APP) com mais de 170 hectares a serviço da comunidade local. Com horário de visitação das 7h às 19h, o parque está localizado na av. Imperatriz, 900, bairro Pinheiro.

A infraestrutura é dividida em duas partes: uma voltada para o lazer, com quadras de futebol de areia, vôlei, pracinha infantil, canchas de bocha e churrasqueiras cobertas; e outra dedicada à preservação, dispondo trilha ecológica, estação meteorológica, viveiro de plantas e Jardim Botânico. A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela manutenção do parque ao longo do ano. “Todos os equipamentos estão em condições de uso. A população frequenta o local durante a semana, mas principalmente nos finais de semana”, conta Iara Stokmanns.

As trilhas ecológicas ocorrem através de agendamento, com um número mínimo de 10 pessoas, pelo email: eduambiental@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo telefone 3568 7539

Melhorias

Em dezembro o secretário Municipal de Meio Ambiente, Darci Zanini, anunciou algumas melhorias que serão realizadas no ano de 2018. Será reformado o mirante para ser sede do Centro Permanente de Educação Ambiental, a instalação de 11 câmeras de videomonitoramento, reforma da Estação Metrológica e dos brinquedos das áreas de lazer. “Também estão previstas mais três ações dentro do parque. Vamos fazer um Plano de Manejo em Conservação específico para áreas alagadas. A construção de um trilha suspensa de 800 metros, com acessibilidade e que permite a visita em dias de cheias. Também vamos revitalizar o antigo leito do arroio Kruse que passa por dentro do Parque”, explicou Darci.

Botão Voltar ao topo