Rio Grande do Sul

Cavaleiros da Paz promovem cavalgada na Austrália

Grupo de cavaleiros gaúchos realiza cavalgadas internacionais desde 1990

Mongólia – Fotos: Eduardo Rocha

Nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, os Cavaleiros da Paz embarcam para sua décima oitava cavalgada internacional, completando uma volta ao mundo a cavalo, visitando o último continente que ainda não havia sido explorado pelo grupo, a Oceania. Sete dos vinte e cinco cavaleiros e nove convidados participam de mais uma jornada, desta vez para a Austrália. A cavalgada será no estado de Victória, região montanhosa entre a capital Camberra e Melbourne. Serão cinco dias a cavalo, costeando rios, passando por vales e montanhas que foram cenários de filmes como o lendário The Man from Snowy River.

África

Fundada por Antônio Augusto Fagundes a Confraria dos Cavaleiros da Paz é formada por tradicionalistas e desde 1990 realiza intercâmbios internacionais com grupos de cultura equestre pelo mundo, na missão de irmanar povos distantes sobre o lombo do cavalo e o objetivo de refazer caminhos de guerra em nome da paz. Em 2013 foram certificados pelo governo do Estado como Embaixadores da Tradição e Folclore do RS.

Os cavaleiros já visitaram 13 países em cinco continentes, passando por Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Canadá e México no continente Americano, Portugal e Espanha, na Europa, África do Sul, Mongólia, na Ásia e agora Austrália na Oceania. O primeiro roteiro foi de Alegrete a Assunção, repetindo o trajeto da guerra do Paraguay em 1990. Uniram o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico a patas de cavalo quando cruzaram a América do Sul de leste a oeste, percorrendo 3 mil quilômetros em 66 dias. Saindo da praia de Cidreira/RS, onde encheram uma guampa de água do Oceano Atlântico para desaguar no Oceano Pacífico, na região de Viña del Mar, no Chile. Depois cavalgaram no extremo sul e norte dos continentes americanos.

Em 2014 realizaram a cavalgada mais desafiadora de sua história. Cruzaram oceanos e continentes para desembarcar na Mongólia. Sempre pilchados, estes tradicionalistas levam a cultura do Rio Grande do Sul, com suas músicas, poesias e indumentária realizando um grande intercâmbio cultural com outras civilizações do mundo equestre.

Foto: Carlito Bicca

Oceania

A Austrália é um país jovem, apesar de ser habitada há cerca de quarenta mil anos pelos aborígenes, somente a partir dos anos 1600 passou a ser explorada por europeus holandeses e britânicos. O cavalo foi muito importante na colonização do país e ainda é muito utilizado nas fazendas. Hoje a Austrália enfrenta grandes problemas com a população de cavalos selvagens. No país, ocorrem algumas das principais corridas internacionais de cavalo, com altas premiações. Para Maurício Junqueira, membro dos Cavaleiros da Paz, a viagem é muito simbólica: “Temos a missão de irmanar povos distantes sobre o lombo do cavalo. Ao longo dos anos realizamos um grande intercâmbio cultural e a Oceania completa este ciclo, que na verdade é um início, pois seguiremos abraçando o mundo, fazendo amigos e levando um pouco do Rio Grande a todos os lugares, em nome da paz”, declara.

Também participam do roteiro o presidente da Confraria José Antônio B. Castro (Toco), Elton Benício Escobar Saldanha, Helder Ricardo Rocha Menezes, Aquile José Pes, Bruno Leão, Larry Beltrame e os amigos Helton Negrello, Gil Tozatti Fernandes, Milton Cabezudo Silveira, Glades Mari Lorenz, Paula Rodrigues Martins Rocha, Marco Antonio Barros Botelho, Alexandre Cavalcanti, Simone Castelan e Suzana Elizabeth Poletto. O grupo retorna no dia 20 de fevereiro.

Os Cavaleiros da Paz é uma confraria fundada por Antônio Augusto Fagundes em 1990. Com inspiração na tradição folclórica do estado, o grupo de cavaleiros realiza cavalgadas internacionais a fim de romper fronteiras e interligar grupos de cultura equestre no mundo, cultivando o respeito ao cavalo, o companheirismo, qualidade de vida e aproximação dos povos. Já percorreram mais de 3 mil quilômetros por onze países em quatro continentes: África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, México, Mongólia, Paraguai, Portugal e Uruguai.

Botão Voltar ao topo