Rio Grande do Sul

SuperLiga de Vôlei reúne mais de 1,8 mil pessoas em Gramado

Mais de 1,8 mil pessoas prestigiaram o grande jogo da Super Liga Masculina de Vôlei que ocorreu em Gramado, no último sábado (3), no Ginásio José Franscisco Perini, o Perinão. A partida entre o Lebes Canoas e o EMS Taubaté Funvic envolveu tanto os apaixonados pelo esporte como a comunidade em geral, que prestigiou pela primeira vez em Gramado o jogo de um campeonato nacional da modalidade, com a presença de campeões olímpicos.

“Foi muito bacana trazer essa atividade para o município. A Superliga é um jogo de repercussão nacional de grande visibilidade. O melhor de tudo foi que a comunidade abraçou o evento, participou e acompanhou o jogo”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel.

O secretário Jacó ainda salientou a importância das parcerias firmadas durante a divulgação e montagem do evento, e estuda a possibilidade de outras partidas deste porte em Gramado. “O sucesso deste jogo abre portas para outras atividades semelhantes. A SMEL está buscando incentivar as mais diversas práticas esportivas”, finalizou.

Na partida disputadíssima, o EMS Taubaté Funvic levou a Taça Cristais de Gramado. A equipe venceu por 3 sets a 2, com parciais de 25/27, 25/19, 25/23, 22/25 e 15/11, em 2h30 de jogo.

Com a vitória, o EMS Taubaté Funvic chegou a 33 pontos e segue na quarta posição na tabela de classificação da Superliga. Para chegar ao resultado positivo, o time taubateano contou com boa atuação do central Otávio, eleito, por votação popular no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), o melhor do jogo, premiado com o Troféu VivaVôlei.

“A parceria com a Prefeitura de Gramado foi fundamental. Todo o esforço e organização feito pela Secretaria de Esporte, foi de extrema importância. Tudo correu de maneira excepcional, desde transporte até a recepção. Esse foi um evento que ficará marcado na história de Gramado. O município hoje deve ser considerado um grande exemplo para todo o Brasil”, comenta o diretor do Vôlei Canoas, Gustavo Endres.

Grandes estrelas do vôlei estiverão na disputa em Gramado. O Taubaté tem em sua equipe os destaques: Sebastian Solé, da Seleção Argentina; Marko Ivović, da Seleção Sérvia (melhor jogador da Liga Mundial de Vôlei em 2017); além dos campeões olímpicos, Dante Amaral (Atenas 2004), Wallace de Souza e Ricardo Lucarelli (Rio 2016). Ainda integram a equipe do Taubaté, Raphael Oliveira e Otávio Rodrigues Pinto, do giro da Seleção Brasileira, e Thales Gustavo Hoss, líbero titular da seleção.

Na equipe do Canoas, estão Matheus Hoffmann, campeão mundial Sub 23, um dos melhores atacantes e bloqueadores da competição, e os jogadores Pedro Teles, Aboubacar Dramé Neto, Michel de Souza, Eduardo Rodrigues, Rodrigo Leandro da Silva e Pallotti.

Atletas auxiliam a confeccionar troféu do jogo da Super Liga

Os campeões olímpicos Gustavo Endres e Dante Amaral ganharam uma missão especial em Gramado: eles auxiliaram na confecção do troféu entregue ao vencedor do jogo da Super Liga na cidade, o Taubaté. Ofertado pela Cristais de Gramado, o troféu foi feito pelos artesãos Marcelino Dias, Luciano Montagna e Fábio Luiz Bauer. Em cristal transparente e pesando 6 kg, a taça tem o formato de duas mãos segurando uma bola de vôlei, que representavam as mãos dos próprios atletas – Gustavo e Dante.

Os campeões também conheceram todo o processo de confecção das peças, a partir da técnica milenar “di murano”. Originalmente desenvolvida em Veneza, em meados de 1290, a técnica é um verdadeiro ritual de criação: o cristal líquido, em uma temperatura de 1.400 graus centígrados, é moldado por meio de sopro e movimentos manuais que resultam nas peças de design exclusivo. Gustavo e Dante auxiliaram os artesãos da Cristal de Gramado na etapa do sopro e dos movimento manuais.

“O processo de fabricação é incrível, ficamos admirados com o talento dos artesãos e com a técnica. Estamos muito felizes com essa homenagem”, relatou Gustavo.

O jogador Raphael Oliveira, do Taubaté, o secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, e a diretora de esporte, Mônica Angeli, acompanharam os campeões olímpicos na confecção do troféu.

 

Leia também:

Confira os campeões do Torneio de vôlei de areia

As quadras de areia do Ginásio Perinão foram palco das finais do Torneio de Voleibol de Areia de Gramado, na última sexta-feira (2). A competição iniciou na quarta-feira (31) e reuniu 14 duplas, sendo oito no naipe masculino e seis no naipe feminino.

Na final do feminino, a dupla Eduarda e Ana Carolina venceu a dupla Gabriela e Cassiana por 2 sets a 1, ficando com o título. Já no naipe masculino, o título ficou com a dupla Michel e Danilo, que venceu por 2 sets a 1 a dupla Adriel e Izaías.

Na decisão pelo terceiro lugar do naipe feminino, a dupla Cecília e Mariana venceu a dupla Gabriela e Lunara. No masculino, Fernando e Marcelo venceram Felipe e Mathias e garantiram o terceiro lugar.

O torneio de vôlei de areia é uma iniciativa da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Masculino
Campeões: Michel Carrard e Danilo Guimarães
Vice: Adriel e Izaias
3º lugar: Fernando e Marcelo

Feminino
Campeãs: Eduarda Krauspenhar e Ana Carolina Foss
Vice: Gabriela Tomazi e Cassiana Oliveira
3º lugar: Cecília Kerpen e Mariana

Botão Voltar ao topo