Negócios

Petrobras economiza R$ 750 milhões com novos sistemas de contratação

A Petrobras adotou novos procedimentos internos e soluções tecnológicas para tornar mais rápido o processo de contratação, ampliar sua base de fornecedores e, consequentemente, aumentar a competitividade dos processos. Com as mudanças, o tempo total – da instauração à conclusão de uma licitação – diminuiu aproximadamente 40% em 2017 e o número de empresas cadastradas alcançou 7.300, um aumento de 15% em relação a 2016. A economia foi de R$ 750 milhões em 2017.

Segundo o diretor executivo de Assuntos Corporativos, Eberaldo de Almeida Neto, o novo modelo de gestão melhora a visão do fluxo das contratações como um todo e a comunicação entre os envolvidos, além de desburocratizar, mitigar riscos e reduzir custos, mantendo todas as exigências legais e a conformidade no processo. “As ações resultaram em maior competitividade dos processos licitatórios, medida pela quantidade média de propostas recebidas em cada licitação. A competitividade nas contratações tem crescido mais 10% por ano desde 2015, traduzindo melhores condições de custo e qualidade para a companhia”, ressalta Eberaldo.

A Petrobras adotou uma nova ferramenta que concentra todas as atividades relacionadas à criação e ao fluxo de autorização de documentos relativos a uma contratação. Novos sistemas, com lançamento previsto para este ano, vão promover também a digitalização de grande parte dos documentos, permitindo mais controle, rastreabilidade e produtividade. Também será possível fazer o acompanhamento de marcos de contratação, com alertas de acompanhamento das atividades e fornecimento de indicadores de processo e desempenho.

O procedimento para cadastramento de fornecedores também está mais mais ágil. Com duração média de 36 dias, a companhia reduziu o tempo em mais de 50% em relação aos prazos praticados no início de 2017.

Botão Voltar ao topo