CASANEWSRio Grande do Sul

Ruschel Arquitetura: Fluidez e visão espacial

Oferecer a experiência de um passeio arquitetônico. Essa foi a inspiração da arquiteta Marília Ruschel e de sua equipe da Ruschel Arquitetura e Urbanismo ao planejarem o projeto dessa residência  

Localizada em um condomínio de Jurerê Internacional, praia da região Norte de Florianópolis (SC), a casa tem “aberturas que criam a fluidez da arquitetura de um autêntico passeio, valorizando os percursos internos e trazendo o exterior para dentro dos ambientes”, diz Marília, referindo-se ao conceito da promenade arquitetural adotada.

As fachadas revelam singular permeabilidade arquitetônica, compostas por amplas superfícies transparentes de vidro que receberam esquadrias em perfis de PVC, na cor nogueira, brises de alumínio no mesmo tom e alvenarias em reboco rústico e paredes revestidas por pedras.

O jogo de volumes projetado é estruturado por um eixo central que propicia uma forte relação entre os espaços internos e externos. Na área central da casa, com pé-direito duplo e iluminação zenital que banha o jardim interno, o sistema se circulação é ampliado e escultórico e reúne passarelas de concreto armado e escada com degraus em descontraído balanço conectando os dois setores: social e íntimo. “Nesse agradável deslocamento, o usuário apropria-se dos visuais das copas das palmeiras, da piscina, da área de lazer da casa, e, também, dos espaços públicos e de passeio do bairro”, explica Marília.

As aberturas com perfis e vidros duplos participaram de forma determinante na composição limpa e artística das fachadas, na qualidade e no desempenho dos espaços internos, na opinião da arquiteta.

A escolha dos materiais contribuiu, ainda, para o conforto térmico e a economia indispensável de energia elétrica. Outros itens de sustentabilidade, como a ventilação cruzada, o reaproveitamento de água da chuva e o sistema de aquecimento solar também foram adotados sob a premissa da vida plena com o adicional sustentável.

Botão Voltar ao topo