Rio Grande do Sul

Centros de eventos de Balneário Camboriú e de Florianópolis serão administrados pela iniciativa privada

GOVERNADOR E VICE APROVAM ESTUDOS DE CONCESSÃO DOS CENTROS DE EVENTOS

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), juntamente com o secretário Leonel Pavan, apresentaram ao governador Raimundo Colombo e ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira, no dia 06 de fevereiro, no Centro Administrativo, os estudos técnicos para concessão à iniciativa privada dos centros de eventos de Balneário Camboriú e de Florianópolis, em Canasvieiras, Norte da Ilha. Profissionais do Grupo Maciel, empresa contratada para realizar o diagnóstico, também participaram da apresentação.

O governador Colombo e o vice Pinho Moreira aprovaram os estudos e autorizaram a continuidade do processos. Também participaram da reunião o procurador-geral do Estado, Ricardo Della Giustina; e os secretários da Administração, Milton Martini, da Fazenda, Renato Lacerda, e do Planejamento, Murilo Flores, além do adjunto da SOL, Francisco dos Anjos.
Na semana passada, uma apresentação preliminar havia sido feita a dirigentes da CDL e do Sindilojas de Balneário Camboriú e Camboriú.

Obras do centro de eventos de Balneário Camboriú estão em fase de conclusão

Exposições semelhantes também deverão ser promovidas a entidades representativas do comércio, da indústria e do trade turístico local e estadual. Os estudos darão a base para a formatação do processo licitatório dos dois empreendimentos turísticos. A ideia inicial da secretaria é fazer a concessão pelo período de 30 anos. O valor de outorga do Centro de Eventos de Balneário Camboriú deverá ser superior ao da Capital. “Temos que tocar adiante esses processos, com transparência e ampliando a discussão para buscar o melhor formato para a licitação”, destacou o governador Colombo.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira informou que na segunda-feira esteve em audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, tratando sobre o repasse de R$ 16,2 milhões do governo federal para a conclusão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Segundo Pinho, foi feito um contato com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, e houve a sinalização positiva para a liberação da verba. Os recursos são necessários para aquisição de equipamentos, como elevadores, aparelhos importados de climatização, cancelas e catracas, divisórias articuladas, mobiliário e outros itens.

Centros de eventos de Florianópolis, em Canasvieiras

O contrato e a ordem de serviço para o empreendimento foram assinados em 17 de agosto de 2015 e em janeiro de 2017, estava com cerca de 30% concluída. Hoje, o empreendimento está com 88% da obra física concluída e previsão de conclusão para os meses de março ou abril. Atualmente cerca de 140 operários trabalham no local.Um grande evento já está confirmado para o endereço: o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que é o maior evento nacional da categoria e em 2020 deverá reunir mais de 8 mil profissionais em Balneário Camboriú.

Considerado o maior do Sul do Brasil, o Centro de Eventos de Balneário Camboriú conta com uma área construída de 33,5 mil metros quadrados e o projeto contempla três pavilhões de exposições, espaço para lojas, praça de alimentação e serviços, 28 salas para convenções e 875 vagas de estacionamento. Atualmente, o empreendimento é a segunda maior em andamento pelo Governo do Estado, atrás apenas da restauração da Ponte Hercílio Luz. Já o Centro de Eventos de Canasvieiras, em Florianópolis, batizado de Governador Luiz Henrique da Silveira, está em funcionamento desde novembro de 2015, sendo administrado pela Santur.

Ascom/SOL

Botão Voltar ao topo