Rio Grande do Sul

Passo Fundo: 1º Carnaval Popular leva público para se divertir

Um dos destaques foi a Maria Fumaça do Samba que nos dois dias percorreu a avenida Brasil

O feriadão de carnaval foi diferente este ano em Passo Fundo. No domingo (11) e na segunda-feira (12) foram realizadas as atividades do 1º Carnaval Popular, com shows e apresentações no Anfiteatro do Parque da Gare. Foram dois dias para comemorar o melhor do carnaval, com sambas enredos antigos que marcaram época e apresentações das escolas de samba.

Um dos destaques e novidades foi a Maria Fumaça do Samba que nos dois dias percorreu a avenida Brasil com seus músicos chamando a população de Passo Fundo para participar da comemoração. E o convite foi aceito pela população que realmente compareceu ao Parque da Gare para brincar o carnaval.

No primeiro dia, dedicado às crianças, nem mesmo o tempo nublado afastou o público e muitas crianças se divertiram com o show dos Peraltas que, além de brincadeiras e música, levou para o palco diversos personagens adorados pela criançada.

Na segunda noite, esta com foco no público adulto, a animação começou com músicos, artistas e blocos de carnaval, que seguiram a Maria Fumaça até o Anfiteatro, onde a festa começou com o bloco APAExonados pela vida, da Apae de Passo Fundo que, além de muito samba, mostrou que esta festa pode unir as pessoas. Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, o evento mostrou que dá certo: “o Carnaval Popular foi uma ótima experiência para nossa cidade. Um evento simples, mas que teve grande sucesso em sua primeira edição”, salientou.

Além da Apae, participaram das atividades os grupos de terceira idade do município, blocos de carnaval da cidade, a Escola de Artistas e integrantes das escolas de samba. A realização foi da Prefeitura de Passo Fundo, através das secretarias de Cultura e Saúde e Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur).

Exposições sobre o carnaval seguem em exibição
A comunidade também pode conferir duas exposições temáticas sobre o Carnaval, que seguem até o dia 5 de março.

Exposição História do Carnaval
Quando? De segunda a sexta-feira, das 14h às 17h
Onde? Sala Desdêmona Machado Aires, no 2º andar do Teatro Municipal

Exposição Outros Carnavais
Quando? Até dia 5 de março, das 15h às 18h30 (nos dias de funcionamento da Galeria)
Onde? Galeria Estação da Arte, na antiga estação férrea

Foto: Glenda Vívian/PMPS

Botão Voltar ao topo