Geral

Professores têm o primeiro contato com as ferramentas do Google for Education

A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba promoveu, de 5 a 9 de fevereiro, a primeira formação técnica do Google for Education.

A parceria firmada entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa norte-americana de tecnologia, em novembro de 2017, vai ampliar os horizontes educacionais nas escolas municipais, centros municipais de educação infantil (CMEIs) e centros municipais de atendimento educacional especializado (CMAEEs).

Este primeiro treinamento foi direcionado a pedagogos, articuladores dos Núcleos Regionais e às equipes internas da Secretaria da Educação que promovem as formações. Foram dez turmas que reuniram mais de 200 pessoas da Secretaria Municipal da Educação. As aulas foram dadas nos laboratórios da Escola Municipal Batel.

Nas oficinas foram repassadas as funcionalidades do Google Sala de Aula, que permite o gerenciamento de turmas virtuais. Os docentes formados nesta primeira etapa vão replicar as informações para professores que poderão trabalhar o material com os estudantes nas salas de aula.

Na primeira formação foi trabalhada a ferramenta Google Sala de Aula, que permite gerenciar turmas virtuais, agendar atividades, corrigir exercícios, criar roteiros de aulas multimídia com utilização de vídeos e jogos educacionais.

Todo esse trabalho é feito em um ambiente virtual, sem necessidade de papel. A coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich, explica que as ferramentas vão ampliar as possibilidades dentro da sala de aula, além de aumentar a interação entre alunos e professores.

“O Google Sala de Aula é uma ferramenta bem intuitiva, de fácil navegabilidade e que vai auxiliar os professores a organizar o trabalho com as turmas”, explicou Estela. “As informações repassadas neste primeiro curso do Google Sala de Aula vão ser usadas nos cursos que serão dados para os professores da rede ao longo do ano”, completou.

Inovação

A primeira formação do Google for Education foi ministrada pela professora Thais Eastwood, que é da Rede Municipal e integra a equipe da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação. Thais é uma “Google Innovator” do Brasil, desde 2017. O projeto da professora, com outros 34 do Brasil inteiro, foi escolhido para receber mentoria e tutoria do Google.

Thais explicou que o Google Sala de Aula é um ambiente virtual de aprendizagem. “Essa ferramenta poderá ser usada na formação de professores e como fóruns de discussão entre eles”, disse.

“Uma das maiores vantagens é aumentar o trabalho colaborativo e melhorar a interação entre alunos e professores. São ferramentas intuitivas que vão facilitar o compartilhamento de informações”, explicou Thais.

Para a professora, um dos maiores objetivos do Google for Education é trazer mais inovação para a sala de aula. “Acredito que vai promover uma cidadania digital entre os estudantes”, definiu.

Recursos

O Google for Education oferece recursos para uso dos professores no planejamento e nas atividades em sala de aula. Entre eles está a plataforma G Suite for Education, que inclui os aplicativos Sala de Aula, Gmail, Drive, Calendário, Docs, Planilhas, Formulários, Slides, entre outros.

Com as ferramentas as escolas terão uma conta de e-mail do Google, alunos e professores poderão usar ferramentas de pesquisa, fazer trabalhos online, salvar arquivos na nuvem e trabalhar online, de forma simultânea e colaborativa. As provas e tarefas poderão ser feitas no ambiente virtual, sem necessidade de papel.

Professores e estudantes terão ainda possibilidades como o Google Expedições, que permite viagens virtuais a diferentes partes do mundo, Google Maps, Earth e Street Views, que possibilitam explorar conteúdos de História e Geografia de um jeito inovador, levando crianças e adolescentes em explorações pela Terra, Lua, oceanos ou até mesmo a região da escola, do bairro.

Os participantes não receberão anúncios e contarão com suporte 24 horas por dia. A plataforma educacional oferece ainda recursos de segurança aprimorados. A parceria com a empresa Google não tem custos para a Prefeitura de Curitiba.

Nesta primeira etapa da parceria, os professores e técnicos administrativos da Secretaria da Educação irão receber formações para conhecerem e se adaptarem às ferramentas do Google for Education.

Botão Voltar ao topo