Rio Grande do Sul

Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo recebe novo equipamento de Radioterapia

Ministro da Saúde inaugurou o Acelerador Linear e anunciou importantes recursos ao HSVP

O ano do centenário do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo começou com novidades boas para a comunidade macrorregional, que utiliza os serviços de oncologia da instituição. No dia 8 de fevereiro, a direção do HSVP recebeu a visita dos ministros da Saúde, Ricardo Barros e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Acompanhados por uma comitiva de deputados federais, os ministros vieram inaugurar o segundo equipamento de Radioterapia, chamado Acelerador Linear. Além deste aparelho, Barros fez o anúncio de importantes recursos ao HSVP.

Com aquisição do segundo Acelerador Linear, que já está em funcionamento no Serviço de Radioterapia do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, aumenta a capacidade de atendimento da unidade. No ano de 2017 foram atendidos 1.216 novos pacientes na Radioterapia do HSVP, sendo 82% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por mês foram atendidos 233 pacientes em tratamento. O valor do equipamento foi de R$ 5.270.429,10, com subsídio do Ministério da Saúde no valor de R$ 2.794.880,00.

Na oportunidade, o ministro Barros anunciou o destino de verbas para compra de um aparelho de Raio X Telecomandado Digital, valor de 1 milhão de reais e para aquisição de um PET CT, que custa aproximadamente 4 milhões e 500 mil reais. O anúncio foi comemorado pela direção, colaboradores, médicos do corpo clínico do HSVP, presentes na inauguração.
Também participaram da solenidade, o ex ministro Francisco Turra, o deputado estadual Sérgio Turra, os deputados federais Carlos Gomes, Covatti Filho, Giovani Cherini, Darcísio Perondi, Luiz Carlos Heinze, Mauro Pereira, Renato Molling, prefeito municipal Luciano Azevedo, vice-prefeito João Pedro Nunes, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Pedro Danelli, entre outras autoridades de saúde e ensino de Passo Fundo e região.

Para o prefeito Luciano, “o Hospital São Vicente de Paulo não é só de Passo Fundo é do Rio Grande e do Brasil, o que nos orgulha muito”. Ele ainda evidenciou que em sua gestão construíram o maior número de unidades de saúde da história do município. Também aproveitou para ressaltar as obras no Hospital Municipal, o que irá permitir ao Hospital São Vicente melhores condições para atender a alta complexidade. O presidente em exercício do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva agradeceu a presença e os anúncios feitos pelos ministros e a comitiva de parlamentares.

2º equipamento traz importantes melhorias 
O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David apresentou dados sobre infraestrutura, volume de atendimentos da instituição que neste ano completa 100 anos. Ele destacou que o hospital está com 675 leitos de internação. Abrange uma área de dois milhões de habitantes, procedentes de 250 municípios. Em 2017, o HSVP registrou 38.659 internações, sendo 64% pelo SUS. Para atender esta demanda, o São Vicente conta com 3.773 funcionários e um corpo clínico de aproximadamente 700 médicos.

Referência em oncologia clínica, cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia, oncologia pediátrica e hematologia, o HSVP necessitava de um segundo Acelerador Linear, para dar maior agilidade ao tratamento radioterápico dos pacientes. “Este aparelho é de grande importância para o hospital, visto que o câncer é a segunda maior demanda da instituição. Só este novo equipamento irá atender até 100 pacientes a mais, que terão maior comodidade e disponibilidade de horários”, salientou o superintendente, ao evidenciar que o PET CT se torna imprescindível para somar-se a toda tecnologia disponível para diagnóstico e tratamento do câncer no HSVP.

Botão Voltar ao topo