NotíciasRio Grande do Sul

Secretaria de Educação de Canoas dá dicas para a adaptação das crianças nas EMEIs

O começo do ano letivo representa novidade para muitas crianças que trocam de professores, de sala de aula ou de escola. Imagine então a estranheza para os pequenos que entram na escola pela primeira vez; para essas, é doloroso ter de se afastar dos familiares e do próprio ambiente onde sempre viveram. Nas próximas semanas, esta será a realidade de centenas de crianças de Canoas. Com o início das aulas nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) no dia 8 de fevereiro, o período de adaptação requer atenção e dedicação de pais e professores. Tanto os principiantes, quanto os antigos alunos precisam passar por este processo para conviver com a nova realidade. Por isso, a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas separou dicas para que pais e professores tornem esse momento especial na vida dos novos estudantes. Confira:

Diálogo entre pais, alunos e professores é fundamental

Quanto aos pais, a pedagoga Cídia Silveira, da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas, orienta que acompanhem de perto o processo de adaptação e mantenham-se parceiros da escola; conversem com os professores; conversem com os filhos; conversem com a escola. O constante diálogo entre as partes envolvidas é parte importante no processo de adaptação dos alunos à nova realidade.

Nada de ameaças

Atitudes que não devem acontecer envolvem ameaçar a criança, dizer que não voltam para buscá-la na escola, dar castigo físico. É importante ir buscar a criança no horário correto, para ela se sentir segura: “Os pais também devem receber os filhos com alegria ao final do turno escolar e se interessar verdadeiramente pelo progresso da criança nas relações cotidianas; tudo isso fortalece o vínculo e estimula o aluno a querer ir para a escola”, completa Cídia.

É hora de dar tchau

Nunca saia escondido ou sem se despedir da criança. Isso pode gerar um conflito emocional muito forte nos pequenos. O ideal é falar que está deixando-a na escola, mas que logo mais voltará para buscá-la. Mantendo essa palavra, em pouco tempo não será mais preciso fazer com que seu filho se sinta seguro no novo ambiente. Não esqueça que os escândalos nos primeiros dias são bem comuns e com o tempo isso não será motivo de preocupação. Sempre converse sobre a importância da escola e todas as coisas legais que ela pode proporcionar.

Comunicação entre escola e pais é fundamental

Cídia acrescenta que os primeiros dias do ano escolar devem ser aproveitados para conhecer melhor a criança, seus gostos e hábitos. Um bom recurso é entrevistar a família, especialmente com relação a bebês: “Pedir às famílias que mostrem como acalmam o pequeno, como alimentam, como fazem dormir, estas informações são vitais para que a criança se adapte com facilidade”.

Interação entre os alunos é a chave para uma boa adaptação

Cabe aos professores estimular a interação dos antigos com os novos coleguinhas; dar uma atenção especial; transmitir sensação de proteção; conquistar a confiança; descobrir atividades que envolvam a criança e com isso fortalecem o vínculo. Para Cídia, parte da adaptação da criança na escola depende da atitude da professora e essa educadora não deve ficar preocupada caso tenha de sair de sua rotina em prol do bem estar do novo aluno. Essas e outras orientações elaboradas pela Diretoria de Educação Infantil da SME seguem para os professores e professoras da Educação Infantil.

Escola deve criar um ambiente afetivo

Nesse ponto é fundamental atenção dos pais e o profissionalismo da equipe escolar que vai receber essas crianças. A pedagoga Cídia Silveira, da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas, diz que o respeito e a parceria são primordiais: “Para dar início ao processo de adaptação é necessária uma abordagem respeitosa e afetiva pela equipe pedagógica, possibilitando formar uma parceria consistente com a família e propiciar um ambiente mais acolhedor possível para a criança” afirma.

Botão Voltar ao topo