EducaçãoRio Grande do Sul

PUCRS assinou termo de cooperação com o Governo do Estado do RS

Universidade integra parceria para melhorar a rede elétrica de escolas

Transformar o conhecimento de excelência produzido dentro da Universidade em soluções para a sociedade fazem parte da nossa missão. Por isso, nessa quarta-feira, 21 de fevereiro, a PUCRS e mais sete instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul assinaram um termo de cooperação com o Governo do Estado para integrarem um novo projeto. A iniciativa prevê a melhoria da rede elétrica de cerca de duas mil escolas estaduais – quase 90% da rede de ensino.

A ação leva alunos dos cursos de Engenharia Elétrica do PUCRS para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Supervisionados pelos professores e engenheiros do Governo do Estado, o grupo participará da elaboração dos planos. Ao todo, foram abertas 75 vagas em todas as regiões do estado. A estimativa é que os participantes, que são contratados como estagiários pelo governo gaúcho, apresentem três projetos por mês. Quando forem finalizados, o Estado fará licitação para definir quais empresas ficarão responsáveis pela execução das obras. Com isso, será possível produzir mais em menor tempo, com alguns casos com a conclusão previstas para até o final do ano.

“É missão da Universidade oportunizar que o conhecimento adquirido em sala de aula possa ser aplicado em prol de uma sociedade melhor. Esse acordo de cooperação ajudará a potencializar e elaborar projetos de reforma elétrica em escolas estaduais e mobilizar alunos de engenharia elétrica”, destaca o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ir. Marcelo Bonhemberger.

Para o Governador do Estado, José Ivo Sartori, todos saem ganhando. “Sempre digo que, com foco, união e criatividade, podemos vencer as burocracias e avançar muito. Não posso deixar de agradecer às universidades pela sensibilidade e compreensão. É uma grande atitude de gestão, focada na eficiência da aplicação dos recursos e na melhoria dos serviços entregues para a sociedade. Essa parceria vai qualificar a rotina de milhares de crianças e jovens. É uma excelente notícia para a volta às aulas”, disse.

Universidades parceiras:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade de Passo Fundo (UPF)
Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Botão Voltar ao topo