Mônaco patrocina primeira rede de coleta de lixo eletrônico em São Paulo

O Escritório de Turismo de Mônaco está patrocinando uma iniciativa inédita na América Latina que irá instalar pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade de São Paulo. O projeto foi desenvolvido pelo Movimento Greenk, criado para conscientizar e mobilizar a sociedade para o descarte correto de lixo eletrônico. A implementação dos 15 pontos acontecerá a partir de março de 2018. Os coletores serão posicionados em parques e locais públicos, definidos em conjunto com a prefeitura, visando facilitar e incentivar o descarte correto de e-lixo, além de conscientizar a população sobre a importância de se desfazer de materiais eletrônicos minimizando danos ao meio ambiente.

O apoio à iniciativa faz parte do posicionamento do Escritório de Turismo de Mônaco, que promove projetos com causas socioambientais e defende o turismo responsável. De acordo com Gisele Abrahão, diretora da GVA, empresa de marketing e comunicação do Escritório de Turismo de Mônaco no Brasil. “Mônaco é ainda muito associado a um turismo exclusivamente de luxo. No entanto, o principado tem muitas outras faces que as pessoas desconhecem. O país está investindo cada vez mais em iniciativas sustentáveis e tanto instituições governamentais como empresas privadas estão criando campanhas de conscientização e promovendo projetos que tenham como foco a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento de sociedades marginalizadas. E por ser um país tão engajado ambientalmente, o escritório de turismo está apoiando esta iniciativa inédita em São Paulo que vai fazer a diferença no futuro da cidade e do planeta”.

O Brasil produz cerca de 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico anualmente, o que o torna campeão em produção de e-lixo na América Latina. No entanto, o descarte correto é feito apenas para 3% deste material. Com a iniciativa, os paulistanos poderão se desfazer de equipamentos eletrônicos antigos ou que não funcionem mais, como computadores, tablets, celulares, fios, carregadores e mouses, de forma ambientalmente correta. Os produtos descartados serão processados pelo Programa do Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações – CRC – Centro de Recondicionamento de Computadores, uma iniciativa federal socioambiental. Os equipamentos descartados que forem reaproveitáveis serão recondicionados e doados para escolas públicas na forma de laboratórios de informática de inclusão digital. Os equipamentos e acessórios não reaproveitáveis serão desmontados e encaminhados para reciclagem ambiental, onde materiais como plásticos e metais serão recuperados, se transformando em matéria prima para fabricação de novos produtos.

“Pode ser surpreendente, mas responsabilidade sustentável em Mônaco é algo real e inspirador e é por isso que a autoridade de turismo de Mônaco está muito honrada e orgulhosa de se comprometer com a causa e participar da primeira campanha de coleta pública de lixo eletrônico no Brasil em parceria com o Greenk”, afirma Guy Antognelli, Deputy General Manager do escritório de turismo do destino.

Pontos de coleta

Nos próximos meses, serão instalados 15 pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade de São Paulo, por um ano. Um dos pontos estará na sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, e os outros serão instalados nos seguintes parques municipais:

1) Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

2) Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide, 949

3) Parque Prefeito Mario Covas – Avenida Paulista, 1853

4) Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n

5) Parque do Cordeiro Martin Luther King – Rua Breves, 968

6) Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n

7) Parque Buenos Aires – Av Angélica, 1.500

8) Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420

9) Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119

10) Parque Burle Marx – Av. D Helena Pereira de Moraes, 200

11) Parque Esportivo do Trabalhador – R. Canuto Abreu, s/n

12) Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515

13) Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera

14) Parque Vila Guilherme /Trote – Rua São Quirino, 905