Rio Grande do Sul

Gramado inaugura Ciclofaixa nesse sábado 03/03

Prepare a bicicleta, chame os amigos e marque a data na sua agenda: neste sábado (3), Gramado inaugura sua primeira ciclofaixa com um passeio que tem no trajeto pontos queridos pelos gramadenses e pelos turistas: o Lago Negro e o Lago Joaquina Rita Bier.

A partir das 9h, toda a comunidade, visitantes e os adeptos da prática do ciclismo são convidados para conferir o mais novo local de lazer e de incentivo a novos hábitos em relação ao uso da bicicleta, como uma forma de transporte saudável, econômico e socialmente responsável, que vem ganhando força em todo o mundo e, a partir de agora, também em Gramado. A concentração inicial ocorre no Lago Joaquina Rita Bier.

Grupos de ciclismo no município, como o Gramado Montain Bike, estarão presentes participando do passeio ciclísticoque inicia às 10h e contemplará os 3 km do trajeto, no bairro Planalto. A ciclofaixa do Planalto é a primeira fase do Plano Cicloviário para o município, pois além deste trajeto serão sinalizadas outras rotas nos próximos meses.

Segundo o prefeito João Alfredo Bertolucci, a ciclofaixa será um grande teste deste equipamento que está no caminho da inteligência turística, envolvendo cada vez mais as famílias gramadenses, que é exatamente uma das metas da administração. “A ciclofaixa é uma tendência das grandes cidades que enxergam na diversidade de sua mobilidade urbana uma necessidade imperiosa, além do investimento na energia limpa. Valorizar a bicicleta, ajudando a diminuir os veículos automotores, e ao mesmo tempo criar uma relação de convívio com o pedestre, é uma prioridade para Gramado”, comenta.

Ao longo do percurso haverá distribuição de água e frutas, além de momentos para alongamento físico. No evento será feito o sorteio de uma bicicleta da M.Bike/South Bike e de ingressos para o Snowland

“Esta ciclofaixa que vai ser entregue à comunidade gramadense é o cumprimento de um compromisso firmado com a sociedade. Nosso objetivo é atender uma antiga e importante reivindicação já que a ciclofaixa é um novo espaço de lazer para comunidade, para democratizar o uso do espaço público, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Esse projeto vem contribuir com a nossa ideia de uma Gramado mais sustentável”, comenta o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo.

O passeio ciclístico é uma realização da Prefeitura de Gramado e Grupo Sinos. O evento conta com o patrocínio de M. Bike, e apoio da Academia G4/Body Shop Nutrition Canela, Snowland, Rissul, Kids Infláveis, Orto. Trauma Fisioterapia e Ortopedia.

Confira as ruas que integram a ciclofaixa – bairro Planalto

O percurso inicia no Joaquina Rita Bier, seguindo pelas ruas Reinaldo Bertoluci, Pedro Candiago, Demetrio Pereira dos Santos, Bruno Ernesto Riegel até chegar no Carrieri, onde o ciclista pode contornar o local. Em seguida, passa pela Rua da Juventude até o Lago Negro. O caminho de volta contempla as vias Juventude, Bruno Ernesto Riegel, João Alfredo Schenider, F. G. Bier, até retornar ao Lago Joaquina.

Informações da PMG

Botão Voltar ao topo