CASANEWS

Renove seu jardim com lago ornamental e orquidário

Um espaço de aproximadamente 50m² ganha um jardim contemporâneo, aconchegante e funcional que recebe um lago, um orquidário e um deck projetado por Ricardo Caporossi da Genesis Ecossistemas. Disfarçar a fachada da casa antiga com uma pérgola, conferindo um toque contemporâneo à residência foi um dos desafios do paisagista. Para gerar maior aconchego ao espaço das redes que estão sobre o deck e que margeiam o lago ornamental, Ricardo desenvolveu um projeto para bloquear parcialmente o sol: trabalhou com as ¨Pati¨ (uma espécie de Syagrus), que criam um maciço, termo utilizado quando há o plantio de um grande número de unidades de uma planta específica em um mesmo espaço.

O diferencial do projeto fica pelas pisadas flutuantes entre os decks de madeira cumaru – que abriga o orquidário -, com as rochas naturais, que trazem contemporaneidade ao jardim. O lago se integra perfeitamente ao paisagismo e ajuda a umedecer o espaço deixando o ambiente mais equilibrado, além de atrair para o jardim algumas espécies de animais como borboletas, pássaros e libélulas.

Todo projeto foi pensado juntos com os moradores da residência. “A escolha das plantas também foi feita a quatro mãos, a Pati é uma elegante espécie com notáveis atributos ornamentais, já a Bromélia Fireball traz praticidade na manutenção, pois se dão muito bem em ambientes rochosos, já a lavanda foi escolhida com objetivo de trazer cor e perfume ao jardim”, conta Caporossi.

“Queríamos um quintal agradável para receber a família nos fins de semana e relaxante para recarregar as energias que o dia a dia demanda e também fizemos um pedido especial: um lugar para acolher as orquídeas, uma paixão da família há gerações” afirma a proprietária Maura.

Botão Voltar ao topo