Rio Grande do SulSanta Catarina

Rio Grande do Sul e Santa Catarina firmam parceria para certificar o Caminho dos Cânions junto à Unesco

Aumentar o padrão de qualidade do Caminho dos Cânions. Com este objetivo, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina firmaram, nesta terça-feira (6), uma carta de intenção conjunta que será levada à Unesco para que a área integre a rede Global Geoparks.

No encontro realizado em Praia Grande (SC), os secretários de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel), Victor Hugo, e de Santa Catarina, Leonel Pavan, assinaram o documento que visa a candidatura do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul para certificação junto à Unesco Global Geoparks.”Esta carta conjunta será levada à Unesco para que o Caminho dos Cânions, que envolve os dois estados, passe a integrar a Rede Mundial de Geoparques e alcance relevância internacional”, destacou Victor Hugo. Também assinou a carta o presidente do Consórcio Intermunicipal Caminho dos Cânions do Sul e prefeito do município de Torres, Carlos Alberto Matos.

Os Geoparques Mundiais da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – são áreas geográficas unificadas, de patrimônios geológicos e de paisagens de relevância internacional. Os membros da Unesco Global Geoparks trabalham com foco em princípios de sustentabilidade, preservação, proteção e envolvimento das comunidades locais.

Botão Voltar ao topo