NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo recebe mais doses da vacina BCG

A vacina BCG estará disponível a partir do dia 12 de março

Depois de um mês sem nenhuma dose da vacina BCG na rede de saúde de São Leopoldo, o Ministério da Saúde enviou 500 doses para o estoque da Secretaria Municipal de Saúde. A vacina BCG protege os recém-nascidos das formas mais graves da tuberculose e preferencialmente deve ser administrada nas primeiras horas/dias de vida.

O Ministério da Saúde comprou vacinas da Índia (Serum Institute of India Ltda) e cada frasco tem 20 doses. Depois de aberto o frasco, a validade das doses é de seis horas, fato que dificulta a distribuição numa cidade do porte de São Leopoldo. Buscando manter a vacinação dos recém-nascidos dentro do Hospital Centenário (HC) e atender a demanda espontânea nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Leopoldo, foi necessário realizar ajustes nos horários e locais das UBS para otimizar a aplicação das vacinas e diminuir as perdas.

A vacina BCG estará disponível a partir do dia 12 de março somente nas unidades de saúde: Materno Infantil, Campina e Rio Branco, das 13h30min às 16h, conforme informação abaixo:

Segundas-feiras: UBS Materno Infantil – Rua São Joaquim, n° 988 (3592.5048)
Terças-feiras: UBS Campina – Avenida Henrique Bier, n° 822 (3588.6367)
Quintas-feiras: UBS Rio Branco – Rua Dr. João Dutra, n° 41 (3566.1974)

Para mais esclarecimentos e informações sobre vacinas, o contato é através do telefone 3568-8690 ou e-mail: imunizacoes@saoleopoldo.rs.gov.br.

Informações da SCom/PMSL 

Botão Voltar ao topo