NegóciosSanta Catarina

Ábaco participa de missão técnica com experts mundiais do urbanismo

A Ábaco, uma das maiores urbanizadoras do Sul do Brasil com atuação em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, já confirmou presença na missão técnica para os Estados Unidos que será promovida de 10 a 19 de maio pela ADIT – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil. Os participantes poderão imergir em novas e sofisticadas propostas de comunidades planejadas acompanhados de experts mundiais em urbanismo por meio de um roteiro que começa em Atlanta e passa por Montgomery, Hunstville, North Augusta’s e, finalmente, Savannah, onde ocorre o CNU – Congress for the New Urbanism.

Este congresso mundialmente renomado, que já está em sua 26ª edição, auxilia na criação de cidades e bairros dinâmicos, autênticos e por onde as pessoas possam caminhar livremente, integradas ao ambiente. Entre as apresentações das tendências e vanguarda do desenvolvimento urbano que serão realizadas no evento, haverá oportunidades para networking e possíveis parcerias com especialistas estrangeiros e demais membros da delegação brasileira.

“No roteiro da missão técnica, passaremos por diferentes tipos de comunidades de uso residencial e comercial com enfoque em qualidade de vida, onde as pessoas e o lugar são mais importantes que os carros”, destaca Lucas Tortelli, gerente executivo da ADIT. Algumas características que vários projetos têm em comum são a ênfase no contato com a natureza, uso comunitário do espaço, grandes calçadas, construções ecológicas, preservação histórica, eficiência energética e fácil manutenção.

Esses atributos ajudam os empreendedores a se adaptar às demandas de um mercado complexo. No caso dos residentes e locatários, as propriedades tendem a manter valores acima dos das regiões próximas e o tempo de deslocamento diminui, tornando-as desejáveis para viver e investir. Os projetos variam de tamanho entre 10 e 100 hectares e os participantes poderão ter uma visão dos desafios diários enfrentados pelos desenvolvedores durante a implementação e comparar essas experiências com a realidade brasileira.

Serão discutidos não apenas os sucessos, mas também os erros cometidos ao longo dos anos no que diz respeito a comunidades planejadas nos Estados Unidos e como esses aprendizados podem ser transferidos para outros países, incluindo modos como o design urbano e a arquitetura têm condições de contribuir para a segurança dos moradores. A missão técnica da ADIT é voltada a construtoras, incorporadoras, loteadoras, fundos de investimentos e private equity, instituições financeiras, redes hoteleiras, investidores, proprietários de terrenos, consultorias, escritórios de arquitetura, entre outros interessados nas tendências urbanísticas.

Botão Voltar ao topo