Rio Grande do SulSanta Catarina

Alerta para possibilidade de temporais e entrada de ar ainda mais frio no fim de semana

A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu boletim meteorológico informando que outra frente fria chega ao estado com passagem rápida ao longo do sábado e parte do domingo. O rápido avanço do sistema pode originar temporais com chuvas fortes, rajadas de vento e granizo. A maior parte dos eventos deve ocorrer até o começo da manhã de domingo quando aos poucos a chuva mais forte é empurrada para Santa Catarina por uma massa de ar frio já significativa. Ao longo do domingo o tempo deve abrir na parte mais ao Sul, mas com o vento frio presente. Nas outras áreas a temperatura também cai, mesmo assim, a umidade persiste em muitas cidades provocando chuvas isoladas.

As instabilidades que vão provocar chuvas no Rio Grande do Sul começam pela manhã de sábado (24) no Oeste/Noroeste e atingem todas as regiões até o final do dia. O meteorologista da Sala de Situação, Fernando Lopes, explica que os volumes de chuva podem ser elevados e vêm acompanhados por ventos fortes, trovoadas e granizo (temporais).

Ele acrescenta que no domingo (25) as instabilidades continuam atuando na Metade Norte, porém com menor risco de temporais. No Sul, parte do Oeste e Campanha ocorrerá o avanço de uma nova massa de ar seco empurrada pelos ventos do Quadrante Sul favorecem um dia de sol com temperaturas amenas. A semana que vem começa com tempo firme na maior parte do Estado. Apenas no setor Leste/Nordeste a nebulosidade é maior com chance de chuva fraca por causa da umidade vinda do mar.

Massa de ar seco começa a perder força no RS

A sexta-feira começou com céu claro e temperaturas amenas em todo o Estado. Porém, ao longo do dia, os termômetros sobem rapidamente impulsionados pela presença do Sol e dos ventos do Quadrante Norte. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta podendo ocorrer chuvas isoladas na faixa Norte gaúcha até o final do dia.

Botão Voltar ao topo