Negócios

Baby boomers são os consumidores mais conscientes no uso do cheque

Pessoas com 51 anos ou mais foram as principais responsáveis por manter os pagamentos em dia em fevereiro

Mesmo com facilidade de obter crédito, os consumidores da geração baby boomer mostraram que têm o controle das finanças na ponta do lápis, especialmente quando se trata de compras parceladas. Pesquisa mensal da Telecheque, serviço desenvolvido pela MultiCrédito, mostra leve recuo na inadimplência do cheque para aquisição de produtos em todas as gerações. Em fevereiro, a taxa entre baby boomers ficou em 1,7%; geração X, 2,5%, e Y, 4%, contrastando com os números do mesmo período do ano passado, quando os índices foram: baby boomers, 2%; geração X, 3%, e Y, 4,5%. “Favorecido por melhores condições no cenário econômico, com queda da inflação e redução da taxa básica de juros, o consumo tem registrado movimentação positiva no começo de 2018, e os indicadores com redução de inadimplência mostram esse comportamento, destaca Walter Alfieri, diretor de Crédito, Risco e BI da empresa.

Índices mensais e tíquete médio por região

Nordeste
No Nordeste, a inadimplência do público feminino recuou 0,7% na inadimplência, com tíquete médio de R$ 2.046. Em contrapartida, a inadimplência entre os homens manteve-se em 2,6%, como no mês anterior.

Norte
No Norte, a inadimplência recuou 1,1% em relação ao índice de janeiro, mesmo com tíquete médio superior a R$ 2.300. O maior consumo foi nos segmentos automotivo e de decoração.

Sudeste
Na Região Sudeste, o índice de inadimplência registrou leve queda, de 0,5%, e a taxa de pagamentos honrados com cheque manteve a média de 97%. Os segmentos automotivo, de materiais de construção e de alimentação lideraram o consumo no período.

Sul
No Sul, o consumo em geral segue com baixo nível de inadimplência, com tíquete médio de R$ 734. O público feminino reduziu em 0,6% os gastos, principalmente com alimentação e saúde.

Centro-Oeste
Os consumidores do Centro-Oeste mantiveram a baixa inadimplência no período: os homens atingiram o índice de 3,2%, enquanto as mulheres totalizaram 2,9%.

Sobre a MultiCrédito
Com mais de 30 anos de atuação, é uma plataforma de inteligência de crédito, com soluções de análise, gestão e prevenção à fraude para todos os processos de tomada de decisão. A empresa é detentora dos serviços TeleCheque, especializada em análise de crédito para pagamentos com cheques, e MultiCrediário, especialista na análise de crédito para pagamentos com boleto e carnê.

Botão Voltar ao topo