AgronegócioRio Grande do Sul

Soja: Projeto Lavoura de Resultados

Dia de Campo sobre soja será na terça-feira (27), às 8h30, na Associação de Moradores de São Pedro do Butuí, em São Borja

Na terça-feira (27), às 8h30, começa em São Borja o Dia de Campo Soja – Projeto Lavoura de Resultados, na sede da Associação de Moradores de São Pedro do Butuí. A atividade tem o objetivo de mostrar as tecnologias apropriadas ao cultivo da soja na região, com o objetivo de diminuir os custos e contribuir para uma melhor produtividade.

Nas estações, serão abordados temas como manejo do solo, de pragas e da soja e aplicação de produtos fitossanitários, além de oficina sobre segurança e legislação para uso e armazenamento de agroquímicos. Mais de 150 pessoas são esperadas para a atividade.

O Dia de Campo é conduzido por técnicos do Escritório Municipal e profissionais da Assistência Técnica da Emater RS-Ascar, em parceria com a prefeitura de São Borja, as empresas Redemaq e Syngenta e a Associação de Moradores de São Pedro do Butuí.

Na primeira estação, os produtores verão, na prática, os efeitos da velocidade de semeadura. Serão apresentadas semeaduras com três velocidades (3 km/h, 6 km/h e 9 km/h), para demonstrar a influência na uniformidade das plantas emergidas.

A segunda estação apresentará o Manejo Integrado de Pragas (MIP), no qual, desde os estágios iniciais da cultura, são feitas “batidas de pano” semanais, possibilitando visualizar os insetos presentes na área.

A terceira, em parceria com a Syngenta, abordará questões relacionadas ao manejo de doenças, como os diferentes tratamentos, a qualidade dos produtos e as combinações entre eles para o melhor controle das doenças fúngicas.

Na quarta estação, em parceria com Redemaq e Massey Ferguson, será apresentada a tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários. “De maneira prática, veremos os cuidados na hora de aplicar os produtos necessários ao combate de plantas daninhas, pragas e doenças, além de destacar os cuidados como o equipamento para atingir o alvo com eficiência, garantindo um bom controle”, salientou Clovis Roberto Schwengber, extensionista da Emater RS São Borja.

Por último, técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) falarão sobre segurança e legislação para uso e armazenamento de agroquímicos, cuidados para guardar esses produtos na propriedade, evitando a contaminação do produtor, de sua família e do ambiente.

Informações da Emater RS

Botão Voltar ao topo