NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

James Bellini assume presidência do Conselho de Administração da Marcopolo

James Eduardo Bellini foi eleito presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, em reunião realizada nesta quarta-feira, após Assembleia Geral de Acionistas. Paulo Cezar da Silva Nunes, presidente desde 2016, assume o cargo de vice-presidente pelos próximos dois anos. Os demais membros eleitos para o conselho são Dan Ioschpe, Osvaldo Burgos Schirmer, Oscar de Paula Bernardes Neto, Henrique Bredda e Nélio Henriques Lima.

James Eduardo Bellini é filho de Paulo e Mary Bellini e tem formação acadêmica em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou na Marcopolo no início da década de 90 até o ano de 2005, inicialmente como representante comercial na Argentina. Depois, exerceu o cargo de gerente comercial e diretor de mercado internacional, onde teve participação ativa na abertura de vários mercados, como Cuba e América Central, entre outros.

Desde 2006, James passou a se dedicar ao segmento náutico, com a construção de veleiros. Atualmente é sócio-proprietário da Wind Náutica S.A., empresa dedicada à importação, exportação e comércio de kits para veleiros, peças e equipamentos náuticos. Mais recentemente, James Bellini participou de diversos cursos de aperfeiçoamento, dentre os quais: Gerenciamento de Restrições, Planejamento Estratégico, Potencializando a capacidade de realizar, Negociação e Desenvolvimento Interpessoal, e também do Congresso Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC; do Programa de Desenvolvimento de Executivos Globais – CENEX.

O novo vice-presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Paulo Cezar da Silva Nunes, que desde março de 2012 vem atuando no órgão como membro independente, também passa a integrar o Comitê de RH e Ética, como Coordenador. Formado em administração de empresas pela Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e com experiência de mais de 40 anos na indústria automobilística, sobretudo na área de inteligência organizacional, exerceu cargos de liderança em empresas como Massey-Ferguson, Racine Hidráulica, Albarus S.A. e Dana Indústrias Ltda., da qual foi vice-presidente. Foi, até 2012, membro do conselho do Sindipeças.

Botão Voltar ao topo