Rio Grande do SulSerra Gaúcha

Exposição Dolorosa, de Tere Finger, na Casa de Cultura Mário Quintana

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) inaugura a exposição “Dolorosa”, de Tere Finger, na Fotogaleria Virgílio Calegari da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) dia 5 de abril, às 19h. A mostra apresenta um recorte da exposição realizada em 2017, em Caxias do Sul, chamada “Das dores às cores”, cuja referência principal encontra-se nas dores da vida, na expressão do sofrimento e da influência religiosa da família.  A visitação pode ser feita até 22 de abril e tem entrada gratuita. A curadoria é de Silvana Boone.

“Dolorosa” é composta por um conjunto de 15 pinturas, quatro delas inéditas, sobre tela e papel, em diferentes formatos que refletem, em parte, a compulsividade da artista no seu processo criativo. “Tere Finger constrói um universo imagético repleto de representações pessoais que podem não ser percebidas pelo público, mas que atingem o espectador de forma singular: a sua dor também pode ser a dor do outro”, ilustra Silvana.

Nascida em Flores da Cunha, a artista graduou-se em Artes Visuais na Universidade de Caxias do Sul na década de 1980.  Conforme Silvana, da pintura clássica ao traço solto, desregrado e descompromissado de tendências acadêmicas, surgiu uma produção genuína e característica de uma expressão, por vezes, quase ingênua. “Impossível enquadrar a pintura da artista num formato único”, afirma. A curadora acredita que existem muitos significados latentes ou obscuros na carga expressiva do traço e da cor na obra da artista. “Seu processo criativo traz referências do pesado expressionismo alemão e seu traço lembra, de certa forma, o sombrio manifestado na obra de Iberê Camargo”.

SERVIÇO
Abertura da Exposição Dolorosa, de Tere Finger com curadoria de Silvana Boone

Quando: 5 de abril | Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Fotogaleria Virgilio Calegari – 7° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Visitação:  de 6 a 22 de abril

Horário de Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e
domingos, das 12h às 18h

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo