NotíciasRio Grande do Sul

Segurança do paciente em foco no mês de abril em NH

O dia 1º de Abril é lembrado como o “Dia do Paciente Seguro”. A partir disso, o Hospital Municipal terá um mês inteiro com atividades voltadas à conscientização dos profissionais. Com o tema “Comunicação e Cultura da Segurança do Paciente”, serão realizadas capacitações de conscientização, cuidados e sensibilização efetiva do tema.

Entre as ações desenvolvidas está também um espaço interativo chamado “Faça florescer atitudes”, onde os próprios profissionais poderão colaborar apontando práticas de segurança do paciente. “Todo o profissional de saúde executa as práticas da segurança do paciente, pois elas fazem parte da rotina de assistência. Procuramos ser ativos e estar próximos dos funcionários para identificar as dificuldades, a fim de criar ações que qualifiquem a segurança e melhorem o cuidado prestado”, aponta Natália Drago Azevedo, Enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do paciente do Hospital Municipal.

O Núcleo atua no Hospital Municipal desde 2014 e foi reformulado em 2017. Ele é responsável pela implementação das seis metas internacionais de segurança do paciente, que são: identificar o paciente corretamente; melhorar a comunicação efetiva; melhorar a segurança na administração dos medicamentos; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde através da higienização das mãos e prevenir lesões por pressão e quedas.

Elaboração de material informativo

Ainda neste mês, deverá ser disponibilizado um folder de orientações aos pacientes, com informações sobre normas e rotinas de assistência Hospitalar, além de abordar os direitos e deveres dos usuários assegurado pelo Sistema Único de Saúde. A Diretora de Gestão Hospitalar, Aline Girsh, explica que o material será exposto nos quartos para os pacientes. “Desde o início do ano vínhamos pensando nesta disponibilização. Nada mais oportuno do que iniciar no mês de Segurança do Paciente, que é uma data de extrema importância para pensar na melhoria permanente dos cuidados”, reforça

Botão Voltar ao topo