NotíciasRio Grande do Sul

Novos operadores do direito prestam compromisso na OAB São Leopoldo

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (5), no Auditório do Cecrei, novos advogados e estagiários foram recebidos por integrantes da diretoria da Subseção São Leopoldo, em cerimônia de entrega de carteiras profissionais.  Os credenciados, que passaram a integrar a entidade, prestaram compromisso, acompanhando o colega, Frederico Bet, na leitura do juramento profissional, prometendo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais.

Rita Pavoni, presidente da OAB – SL

Em sua mensagem de boas-vindas, o conselheiro subseccional e integrante da Comissão do Jovem Advogado, Vilhiam Herzer dos Santos, destacou a responsabilidade da profissão, lembrando que, apesar do credenciamento ser um momento de consagração pessoal conquistado após muitas lutas e dedicação, não representa uma fita de chegada, mas um ponto de partida para os profissionais que iniciam a construção de uma trajetória no Direito. Ainda falou sobre a responsabilidade e o compromisso social da advocacia, evidenciando que o advogado deve trabalhar com ética, sempre sensível às questões sociais, tal como é a conduta da própria OAB.

Em nome da Comissão do Jovem Advogado, Vilhiam Herzer enfatizou que o papel do grupo de trabalho é estar em contato com os colegas que passam a integrar a subseção. Apoiar os advogados que estão iniciando suas carreiras, bem como os estagiários, nas questões do dia a dia da profissão. E aconselhou: “A advocacia é feita de relacionamento. Parte do tempo passamos no escritório, e o tempo que nos sobra devemos estar em contato com a comunidade, clientes e colegas”.

Em seu discurso, a presidente Rita Pavoni evidenciou o papel da advocacia no cenário atual do país, em que vivemos uma crise endêmica de corrupção sem precedentes. Lembrou que os advogados têm obrigações como profissionais. “Façam valer o código de ética da profissão, sejam protagonistas, exercendo a advocacia com retidão”, observou a presidente.

Sobre a Subseção São Leopoldo, Rita Pavoni explicou que a entidade é formada por comissões de trabalho que representam a classe nos diversos segmentos, juntamente com a diretoria executiva da OAB/SL e seus conselheiros. Falou sobre as salas dos advogados disponíveis para o atendimento dos colegas no Foro de São Leopoldo e Portão, na Justiça do Trabalho de São Leopoldo, e da sede, que oferece atendimentos odontológicos, de fisioterapia e massoterapia à advocacia local.

Botão Voltar ao topo