RS

Bienal do Mercosul oferece visita guiada para deficientes auditivos

A Escola Municipal de Surdos Bilíngue Salomão Watnick visitou, nessa quarta-feira (11), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) e o Memorial do Rio Grande do Sul, que recebem a 11º Bienal do Mercosul. Para a acessibilidade da turma, esteve presente, junto com monitores, a mediadora e intérprete Simone Dornelles, que fez a tradução em Libras para os alunos, professores e pais presentes.

Simone explicou que há muitas diferenças para a mediação para surdos. “O tempo da visita guiada em Libras é diferente, por ser uma língua visual e gestual. Eles precisam olhar a obra, entender a explicação em sinais e ter um tempo para assimilar tudo. A gente não pode pensar que uma mediação que funciona para um ouvinte funciona igual para um surdo, principalmente pelas estruturas linguísticas serem diferentes”, destacou.

Bianca Bernardo, coordenadora do Programa Educativo da Bienal, ressaltou que, pensando nessas diferenças, o processo de formação dos mediadores priorizou a inclusão de todos os públicos: “Desde o início nos preocupamos com as necessidades de quem seria atendido por nossa equipe, precisamos pensar em todas as formas de acessibilidade de comunicação e física, como rampas e elevadores”, frisou.

Além da acessibilidade, o Programa de Formação de Educadores também realizou atividades com professores de todas as disciplinas, apresentando trabalhos que fazem parte desta edição do evento cultural, contextualizando-os histórica, geográfica e socialmente.

As visitas para as escolas são feitas de terças a sextas, a partir das 9h e 14h e devem agendadas através do email: agendamento@bienalmercosul.art.br. Além de escolas, podem inscrever-se escolas, ONG’s, instituições de ensino públicas e privadas, grupos particulares, coletivos e demais interessados. Os grupos são de no máximo 40 alunos e podem ser guiados pelos museus escolhidos.

O Programa Educativo disponibilizará para as instituições públicas da região metropolitana 15 vagas para visitação com transporte gratuito, sempre às terças-feiras. Já estão agendadas datas para receber visitas do Hospital Psiquiátrico São Pedro e também para pessoas com deficiência visual.

11ª Bienal do Mercosul

A 11º Bienal do Mercosul, que segue até o dia 3 de junho, acontece em parceria com o SESC Fecomércio. Além disso, tem como um de seus financiadores o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Sistema Pró-cultura/Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Junto com incentivo, que foi concedido em todas as onze edições, neste ano a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) também cede espaço físico e tem acervo selecionado para a exposição.

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios