O Brasil hoje produz carne suína de alta qualidade, em pé de igualdade as melhores do mundo e as formas de consumo estão cada vez mais diversificadas, ao mesmo tempo que deliciosas. Dos cortes suínos sem dúvida o mais procurado é a costela, seja pela sua carne tenra e com ótima textura, ou pelo sabor que popularizou inúmeras receitas. Confira esta que é muito fácil de preparar:
Costelinha Barbecue
Ingredientes
- – 1 lata de Extrato de Tomate Elefante (340 g)
- – 6 colheres (sopa) de molho inglês (78 ml)
- – 3 colheres (sopa) de café coado forte (32 ml)
- – ½ xícara (chá) de vinagre branco (100 ml)
- – 1 dente de alho picado (10 g)
- – 1 colher (chá) de semente de coentro moída (3 g)
- – 1 colher (chá) de cominho (3 g)
- – 1 colher (chá) de canela em pó (3 g)
- – 1 colher (chá) de cardamomo em pó (3 g)
- – 1 colher (chá) de páprica picante (3 g)
- – 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo (20 g)
- – folhas de 1 ramo de alecrim picadas
- – sal e pimenta-do-reino
- – 1 costelinha de porco (1,2 kg)
Preparo
Misture bem todos os ingredientes, com exceção da costelinha, e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Disponha a costelinha inteira dentro de um saco plástico grande e junte ⅓ do molho preparado. Dê um nó no saco plástico (para que o molho não escape) e deixe marinar na geladeira por 1 hora. Então, retire a costelinha do saco plástico e passe-a, junto com a marinada, para uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido (180 °C) por 50 minutos, pincelando o restante do molho sobre a costelinha a cada 15 minutos. Sirva a seguir, acompanhada do molho restante e de fritas ou mandioquinha assada.
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 4 porções
Variação: para uma costelinha mais picante, adicione ao molho 1 pimenta-dedo-de-moça picada.
Dica: para deixar o molho com sabor mais defumado, tempere-o com óleo de carvão: disponha 1 xícara (chá) de óleo de canola (200 ml) em uma panela pequena e acrescente um pedaço pequeno (10 cm) de carvão em brasa. Tampe a panela imediatamente e, após 40 minutos, descarte o carvão. Adicione 3 colheres (sopa) do óleo ao molho da costelinha e guarde o restante do óleo em um pote com tampa, bem vedado. Utilize-o também para temperar saladas e carnes.