Geral

Quem são os novos players do setor automotivo?

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e a Escola Politécnica sediarão o 26º Colóquio Internacional da Gerpisa, de 11 a 14 de junho de 2018. A Gerpisa é um grupo de estudos sobre a indústria automotiva. Pesquisadores nesta área estão convidados a participar do evento, que contará com a presença de acadêmicos de todo o mundo, especialistas em diversos aspectos do setor.

A professora Adriana Marotti, que tem experiência na indústria automotiva nas áreas de qualidade e estratégia, é responsável pela organização do evento na FEAUSP. O comitê organizador é composto também pelos professores Roberto Marx (PRO / Poli-USP), Géry Deffontaines (Gerpisa) e Tommaso Pardi (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e Gerpisa).

O atual programa internacional de pesquisa da Gerpisa concentra-se nas novas fronteiras do setor automotivo, destinadas a novos mercados emergentes e indústrias, assim como novas tecnologias, novos campos de inovação, novas aplicações e regulamentações. Este ano, o Colóquio Internacional enfocará os players envolvidos nessas transformações e sua capacidade de moldar diferentes tipos de futuros e orientar a direção da mudança. O tema é “Who Drives the Change? New and Traditional Players in the Global Automotive Sector”.

O setor automotivo cresceu tanto e tornou-se tão complexo que os players tradicionais, como os fabricantes de carros e a cadeia de suprimentos automotiva, não estão mais sozinhos. As empresas de tecnologia – como Tesla, Uber, Google, Amazon, Cisco etc – têm entrado no setor automotivo por várias frentes, o que pode mudar suas estruturas e a própria essência de seus negócios. Outros tipos de empresas, como fabricantes de bateriais e de utilidades elétricas, também estão se tornando players relevantes nesse setor devido à crescente onda de eletrificação de carros.

Entre as questões a serem discutidas durante o encontro, destacam-se: Quais são as estratégias e modelos de negócios que esses players implementam para transformar o setor automotivo? Como eles interagem uns com os outros através da competição, bem como de parcerias, consórcios, fusões e aquisições, lobby e política? Quem lidera nos campos da inovação: players globais ou playerslocais; empresas automotivas ou de TIC; produtos e tecnologias ou políticas e regulamentos?

Os palestrantes internacionais confirmados são Bruce Belzowski (Universidade de Michigan), Giuseppe Giulio Calabrese (Istituto di Ricerca sulla Crescita Economica Sostenibile), Jorge Carrillo (El Colegio De La Frontera Norte), Takahiro Fujimoto (Universidade de Tóquio), Martin Krzywdzinski (Wissenschaftszentrum Berlin Für Sozialforschung), Tommaso Pardi (Centro nacional de pesquisa científica Gis-Gerpisa), John Paul MacDuffie (Universidade da Pensilvânia) e Valter Sanches (IndustriALL).

Botão Voltar ao topo