Saúde

Vacinação contra gripe: tire suas dúvidas

Os postos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão de portas abertas a partir desta segunda-feira (23) para a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina que estão sendo entregues em etapas aos estados. A imunização terá no sábado 12 de maio o “Dia D” de mobilização nacional e será concluída, sem possibilidade de prorrogação, em 1º de junho.

Por que me vacinar?

A vacina contra gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Segura, ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Quem tem prioridade?

Estão no grupo prioritário quem tem 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui jovens anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde conta mais de 54 milhões de brasileiros nessas situações.

E as pessoas com condições clínicas especiais?

Assim como as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, também devem se vacinar, porém com apresentação de prescrição médica no ato da vacinação. Aqueles pacientes que forem cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Como será o Dia D?

A mobilização nacional, em 12 de maio, abrirá 65 mil postos de vacinação espalhados pelo País. Mais de duzentas mil pessoas estarão envolvidas, seja nas unidades de rotina ou nas volantes.

Dicas para prevenção

O vírus influenza é transmitido pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz. Cuidados simples ajudam na prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Botão Voltar ao topo