Com irreverência e sabor abundantes, a culinária peruana é considerada uma das melhores do mundo. A mistura de ingredientes de diversos países e a presença marcante de fortes temperos são as características que tornam as receitas do Peru únicas, inconfundíveis e inovadoras, capazes de conquistar apreciadores do Ocidente ao Oriente.
Os ceviches são as estrelas principais do Peru, mas o prato à base de peixe não é o único que ganha destaque. O lomo saltado, prato à base de carne, é um dos mais apreciados e reúne a principal característica da culinária da região: a fusão das receitas crioulas com as chinesas. A Academia da Carne Friboi explica como preparar o prato.
Lomo saltado
Serve: 2 pessoas
Tempo de preparo: 2 horas e 30 minutos
Grau de dificuldade: intermediário
Corte: filé mignon
Corte alternativo: fraldinha
- Ingredientes
- 240 g de filé mignon em cubos
- 60 g de cebola roxa
- 60 g de tomate
- 6 de colheres de molho de soja tipo shoyu
- 2 colheres de vinagre
- 20 ml de pisco (aguardente de uva típica peruana)
- 10 g de aji amarillo (tempero típico peruano)
- 4 colheres de caldo de carne
- 1 colher de molho de ostra
- sal, pimenta-do-reino, coentro, salsinha e cebolinha a gosto
- Ingredientes da marinada
- 2 dentes de alho
- 4 colheres de molho de soja tipo shoyu
Modo de preparo
Deixar a carne marinando no shoyu e no alho amassado por algumas horas, antes de iniciar o preparo. Temperar a carne com sal e pimenta-do-reino. Aquecer bem até esfumaçar uma panela do tipo wok. Colocar o óleo e esperar que fique bem quente para selar a carne. Retirar a carne da panela e reservar. Na mesma panela, colocar a cebola roxa, o tomate, o aji amarillo, o vinagre, o molho shoyu e o pisco. Pôr novamente a carne na panela para flambar com todos os outros ingredientes. Adicionar o molho de ostra e um pouco de caldo de carne. Salpicar com coentro, salsinha e cebolinha para finalizar. Servir com arroz e batatas fritas.