Rio Grande do Sul

Encontro em Brasília debate a Segurança nas regiões de fronteira

Fórum teve como foco o debate de um plano estratégico, tático e operacional para os estados

A construção de uma política integrada para todo o Brasil foi a principal pauta do 1º Fórum Nacional de Segurança para Fronteiras. O evento, que correu na sexta-feira (27) e no sábado (28), foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e teve como foco o debate acerca de um plano estratégico, tático e operacional para os estados situados nessa faixa territorial.

O encontro atendeu a uma das mais antigas demandas dos secretários de Segurança Pública estaduais, aproximando as diferentes esferas do poder público e promovendo o diálogo em torno do tema. “Venho reiterando a necessidade de participação de todos na proteção das fronteiras, com foco no enfrentamento ao crime organizado, grande responsável pelo contrabando e pelo tráfico de drogas e armas. A mobilização da União nesse sentido é uma notícia a ser comemorada”, avaliou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Entre as iniciativas propostas, está a criação de grupo de trabalho (GT) para a elaboração de um projeto batizado de Esforço Integrado de Segurança Pública para a Faixa de Fronteira. Coordenada pela Senasp, a ação discutirá temas como a infraestrutura mínima necessária em apoio às operações e a metodologia e ser adotada.

Participaram do fórum instituições que compõem a Segurança Pública nas esferas nacional e estadual, além de outros órgãos como Receita Federal, Ibama e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Botão Voltar ao topo