Rio Grande do Sul

Faders promove workshop de acessibilidade e inclusão no mercado de trabalho

esta semana do Dia do Trabalho, a Faders – Acessibilidade e Inclusão promove o workshop ‘Interfaces da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho’, nesta quinta-feira (3), a partir das 14h, na Fiergs. As inscrições podem ser feitas no site www.faders.rs.gov.br.
O presidente da Faders, Roque Bakof, considera que o evento vai contar com a participação de empreendedores com experiência em contratação de pessoas com deficiência, que vão falar tanto sobre a chegada, quanto sobre a permanência dessas pessoas nos ambientes corporativos.

“Entendemos que o trabalho é uma das dimensões da busca da autonomia, protagonismo e crescimento para a vida das pessoas com deficiência, e isso deve ocorrer não só em razão das cotas, que são importantes, mas pelo reconhecimento de que as pessoas com deficiência possuem motivação e potencialidades. É por isso que trabalhamos para motivar o trabalho e também o empreendedorismo como caminho para a inclusão”, disse o presidente.

Eva Loreni, coordenadora de capacitação da Fundação, diz que as empresas que contratam pessoas com deficiência promovem a consciência de inclusão e de igualdade. “A pessoa com deficiência, ao se inserir no mercado de trabalho, acaba melhorando sua autoestima e aumenta o seu vínculo de convivências, o que é essencial no processo de inclusão”.

Independente do tipo ou do grau deficiência, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é um direito. A Lei Federal 8.213/1991, prevê que de 2% a 5% dos cargos de empresas com 100 ou mais empregados sejam ocupados por pessoas com deficiência.

Botão Voltar ao topo