Rio Grande do Sul

Atualizado o número de casos de toxoplasmose em Santa Maria

O secretário da Saúde, Francisco Paz, esteve na tarde desta sexta-feira (4) em Santa Maria onde atualizou o número de casos de toxoplasmose registrados no município. Até o momento, foram confirmados laboratorialmente 176 casos, com 20 gestantes entre eles.

Ao todo, já foram notificados 681 casos na cidade, dos quais 421 se enquadravam na descrição de suspeitos, que são as pessoas que apresentam sintomas de febre, dor no corpo e na cabeça, a partir de 20 de janeiro. Os outros 261 ainda aguardam classificação. Além dos 176 casos confirmados, outros 26 já foram descartados. Entre os 219 que ainda estão em investigação estão duas mortes fetais e um aborto.

A coletiva de imprensa ocorreu na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e também foi acompanhada pelo o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon; a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte; a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marilina Bercini; o diretor do Departamento de Ações em Saúde, Elson Farias; e Elaine Verena Resener, do HUSM.

Medidas anunciadas

O secretário Francisco Paz falou do esforço conjunto no enfrentamento à doença. “Estado, União, município e a universidade (UFSM) pelo SUS trabalham juntos”, disse. Entre as medidas anunciadas nesta sexta-feira está a futura instalação de um ambulatório oftalmológico para exame de pacientes suspeitos ou portadores de toxoplasmose. O local ainda será definido pela 4ª CRS. Ele vai funcionar em horário comercial, no centro da cidade, e os pacientes serão direcionados pela atenção básica. A medida visa a desafogar e complementar o atendimento prestado pelo HUSM, que vem fazendo 50 exames semanais.

Além disso, serão credenciados laboratórios privados com condições técnicas para exames da doença, para dar maior agilidade e desafogar o Laboratório Central do Estado e o HUSM. Em paralelo, o Estado está buscando junto ao Ministério da Saúde um reforço de medicação, principalmente a espiramicina que é orientada para as grávidas positivadas.

O secretário também reforçou as recomendações de prevenção à 15, principalmente no caso de gestantes, que devem evitar o consumo de carne ou derivados crus, assim como beber água somente após fervê-la. Recomenda-se também a limpeza periódica das caixas d’água, mantendo-as tampadas. Quem possui gato em casa deve usar luvas durante a limpeza das caixas de areia, evitando contato com as fezes, que é onde encontram-se os oocistos (“ovos”) do protozoário que causa a toxoplasmose.

Botão Voltar ao topo