Negócios

Qualidade das orquídeas garantem a movimentação no mercado brasileiro

Orquídeas são as plantas preferidas dos brasileiros, só no país existem em torno de 30 mil de espécies. Estão presentes nos mais diversos ambientes: nos frios, nos quentes, nos secos, nos muito úmidos, nos de elevadas e até baixas altitudes. É uma flor amplamente cultivada. É uma paixão nacional. Em 2017, o setor de floricultura faturou mais de R$ 7,2 milhões, bem acima dos R$ 6,6 milhões de 2016, de acordo com o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura). Holambra, cidade no interior de São Paulo, é um dos maiores polos produtores de flores. Ela corresponde a quase metade da produção e comercialização nacional de flores e plantas ornamentais, ou seja, aquelas que são cultivadas com o intuito de decorar ambientes e jardins.

O mercado floricultor é responsável por mais de 199 mil empregos, sendo 78.700 na produção, 8.400 na distribuição, 105.500 no varejo e 6.500 em outras funções. Além de gerar emprego, cultivar orquídeas é considerado um dos maiores hobby do mundo.

Mas alguns cuidados com essas plantas devem ser tomados para prolongar sua vida útil. As orquídeas são plantas que se desenvolvem em ambientes úmidos. Em condições climáticas naturais, a umidade do ambiente geralmente é de 60% a 70%, podendo chegar até 90% (dependendo da época do ano). De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a umidade acima de 90% é prejudicial às plantas, pois reduz a absorção dos nutrientes e favorece o desenvolvimento de doenças fúngicas. Dentre os problemas causados devido à alta umidade estão: manchas, pintas, mofo e ferrugem.

Para evitar perder grandes quantidades, o emprego de um desumidificador é essencial. O equipamento controla a umidade relativa do ar e diminui o risco de doenças nas plantas, prevenindo-as de fungos e bactérias. Além disso, é uma vantagem competitiva ter o desumidificador, pois garante a qualidade e a florada delas para comercialização durante todo o ano. As orquídeas são muito procuradas, mas têm um valor agregado muito alto para assumir riscos na qualidade da planta. Além disso, garantir a florada o ano todo é uma grande vantagem competitiva.

Botão Voltar ao topo