Porto AlegreRio Grande do Sul

Feira do Livro de Esteio inicia nesta terça-feira (8)

A Feira do Livro de Esteio, em sua 21ª edição, inicia amanhã (8) e segue até sábado (12). O evento vai ocupar os canteiros da Av. Gov. Ernesto Dornelles (Avenida do Carnaval), no Bairro Santo Inácio. Além da venda de livros, a Feira terá muitas atividades culturais em sua programação, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), como mediação de leitura, apresentações de teatro, de música e de dança, sessões de autógrafo e bate-papos com autores e escritores, entre outras. A solenidade oficial de abertura, com a presença da patronesse Léia Cassol, será no dia 9 de maio, às 10h30min.Os estandes ficarão aberto das 9h às 20h, e no final de semana, as atividades encerrarão às 19h, com obras para diferentes gostos literários.

Além disso, o BiblioSesc, um caminhão do Serviço Social do Comércio (Sesc) transformado em biblioteca, e o Centro Cultural do Serviço Social da Indústria (Sesi), uma carreta com telecentro e biblioteca, vão ficar estacionados na Avenida do Carnaval durante os cinco dias do evento. A entrada para todas as atividades é gratuita.

Léia Cassol será a patronesse

A patronesse da 21ª Feira do Livro será Léia Cassol. Ela é natural do Paraná e reside em Porto Alegre desde os 16 anos de idade. Sempre atuante no mundo da leitura, gostava de ler, realizava contação de histórias, organizava feiras literárias e, assim, entrou no universo da literatura. Logo começou a escrever. É uma das sócio-fundadoras da Editora Cassol e possui inúmeras publicações de livros nas áreas Infantil e Infantojuvenil. Escreve diversos gêneros, buscando sempre inovar, com obras que encantam pela qualidade. Léia tem como marca o cabelo roxo, que alegra a todos quando atua e encena as próprias histórias, desenvolvendo suas atividades lúdicas e pedagógicas.

Feira do Livro homenageará duas escritoras esteienses

A Feira do Livro de Esteio 2018 vai prestar homenagem a outras duas autoras que residem no Município. Maria do Carmo Silveira é professora, escritora, poetisa e declamadora. Gaúcha de Rio Pardo, reside em Esteio há cerca de 30 anos. Participa de diversos eventos literários, saraus, feiras de livros e realiza atividades de contação de histórias e mediação de leitura em escolas e para o público da terceira idade. Também participa do Sarau realizado mensalmente na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. Maria do Carmo escreve romances, crônicas e poesias. Na 20ª edição da Feira do Livro de Esteio, em 2017, lançou o livro “No Mar Azul da Alma”, pela Editora Versus, de Esteio. Neste ano, foi uma das autoras contempladas com recursos do Funproarte 2018/1 para a publicação de nova obra.

Norma Maciel Alves trabalhou 22 anos no Hospital São Camilo. Atualmente, dedica seu tempo também à literatura. Canoense que reside em Esteio há mais de 40 anos, lançou “Os Sonhos e o Amor nos Levam ao Infinito: Poemas e Pensamentos”, sua primeira obra, pela Editora Versus, em 2015. A poetisa também teve projeto aprovado no Funproarte 2018/1 e deverá lançar novo livro em breve. Participa de eventos literários, feiras de livro, realiza mediação de leitura e contação de histórias e participa do Sarau na Biblioteca Pública Municipal.

Biblioteca Municipal ficará fechada durante os dias do evento

Entre 7 e 11 de maio, dias da Feira do Livro, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, localizada dentro da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, permanecerá fechada. Quem tiver livros para devolver neste período poderá entregá-los na recepção da Casa de Cultura em uma caixa reservada para o recebimento dos empréstimos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3473-0414.

21ª Feira do Livro de Esteio
Quando: de 8 a 12 de maio
Local: canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dornelles (Av. do Carnaval)
Abertura dos estandes todos os dias, às 9h

Botão Voltar ao topo