Porto AlegreRio Grande do Sul

Jovens da Fase poderão votar nas eleições de 2018

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase RS) encerra, nesta quarta-feira (9), mobilização promovida em todas as unidades para a confecção de títulos eleitorais para os socioeducandos. A iniciativa vai permitir o voto dos adolescentes nas eleições de outubro de 2018, conforme cronograma estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em Porto Alegre, os títulos de eleitor são confeccionados por meio da Central de Documentação do Case Padre Cacique. Já nas unidades do interior, os documentos são encaminhados pelo Cartório Eleitoral dos respectivos municípios.

Em julho, a Fase RS começa campanha de esclarecimento aos adolescentes sobre a opção de voto em seções eleitorais especiais. São considerados aptos a participar maiores de 16 e menores de 21 anos de idade, cumprindo medida de internação ou internação provisória.

Até 23 de agosto, a lista de eleitores aptos e que optaram pelo voto é encaminhada às zonas eleitorais por meio do Ministério Público. São estabelecidos os locais de votação nos centros de internação. “A garantia do voto na Fase RS é importante para a compreensão da cidadania exercida por cada um”, destacou a coordenadora pedagógica Janaína Mildner.

Botão Voltar ao topo