Rio Grande do Sul

Entrai celebra as tradições italianas em Farroupilha

Está chegando o maior evento italiano de Farroupilha e não faltam motivos para aproveitar tudo o que a festa e a comunidade proporcionam. O XVIII Encontro de Tradições Italianas (Entrai 2018) ocorre durante os dias 11 e 20 de maio, aos finais de semana, em Nova Milano, 4º Distrito de Farroupilha. Confira as atrações:

3º Encontro de Clássico e Antigos

Um dos grandes motivos para curtir o XVII Encontro de Tradições Italianas (Entrai 2018) está na beleza, versatilidade e nostalgia dos carros antigos. Promovido pelo Classic Car Club de Farroupilha, com apoio da Prefeitura Municipal, o 3º Encontro de Clássicos e Antigos vai ocorrer em Nova Milano, no domingo, dia 20, último dia do Entrai. Com abertura às 8h30 o evento conta com área para mais de 500 veículos e terá food trucks e restaurantes. A premiação dos automóveis inscritos ocorre às 14h e o encerramento será às 17h. Para os interessados em expor os veículos, as inscrições custam R$ 30 mais um quilo de alimentos. Os primeiros 300 inscritos garantem um kit exclusivo do evento.

Comida típica

A cultura e as tradições de um povo também são feitas e marcadas pela gastronomia. E esta é uma das atrações do 18º Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018). Além do tradicional almoço típico no salão paroquial dos dias 13 e 20, o evento conta com muitas comidas típicas ao longo de todos os dias. Os visitantes poderão apreciar massas, fortaia, grostolis, polenta, biscoitos, cuca, doces artesanais, pão caseiro, pizzas, salame, copa, torresmo, aipim frito, queijo frito. E a gastronomia não é feita apenas de alimentos, as bebidas, como os bons vinhos da Serra Gaúcha, os espumantes, os licores e os sucos de uva também acompanham o evento.

Jogos Coloniais do Entrai

Saber transportar vinho sem derramar e debulhar uma espiga de milho com as mãos são algumas habilidades que todo imigrante e descendente de italianos precisa ter. E estas aptidões serão colocadas à prova durante os Jogos Coloniais do 18º Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018). O evento ocorre no domingo, dia 13, a partir das 9h e os jogos serão disputados pelos alunos da Escola Santa Cruz e seus familiares. Entre as modalidades, está o cabo de guerra, a prova da cucagna, a adivinhação de objetos típicos, o chute na mastela, além de arremesso de ovo, corrida de vela, entre outros.

Shows e apresentações culturais

Folclore, teatro, dança, música e canções tradicionais também fazem parte do XVIII Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018). Nos seis dias do evento, que ocorre de 11 a 20 de maio, aos finais de semana, uma vasta programação cultural espera pelos visitantes. Entre eles, o Musicale Giramonto, o Ragazzi dei Monti, os Colonos Zo Scarpon, o tenos Dirceu Pastori e a Soprano Caroline Gobatto, o coral Vocal Allegro e o teatro Miseri Coloni são as atrações principais, mas há muito mais para ser apreciado com entrada totalmente gratuita.

O Dia do Vinho

Em diversas cidades do estado estará sendo comemorado o Dia do Vinho, programação de duas semanas que também estará presente no XVIII Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018). No segundo final de semana do evento, de 18 a 20 de maio, os visitantes encontrarão estandes com exposição e venda de vinhos e sucos de cantinas de Farroupilha. Além disso, cardápios típicos harmonizados com a bebida mais tradicional dos imigrantes italianos.

Feira e exposição de artesanatos

Os artesanatos sempre dizem muito sobre uma comunidade e sua cultura e, por isso, se tornam ótimas lembranças de passeios e viagens. Quem visitar XVIII Encontro de Tradições Italianas (Entrai 2018) vai poder aprender mais sobre a cultura com os mais de 40 artesões locais e adquirir peças variadas em crochê, tricot, patchwork, EVA, como bonecas, flores, caixas decorativas, além de pinturas em vidros, tapetes e outros souvenires. É claro que não vai faltar a “dressa”, um tipo de trança feita com palha de trigo para a confecção de chapéus e cestos, arte muito comum na imigração italiana.

Botão Voltar ao topo