Negócios

Mercado russo e real desvalorizado vão expandir as exportações de carne

“O recado bom para o pecuarista é que passamos do fundo do poço, no quesito preço. Além disso, a desvalorização do real  trouxe um excelente preço em dólar para o exportador, olhando de fora, a nossa carne está barata. A má notícia, além dos preços do milho, são os riscos climáticos que nossa safra ainda corre”. A afirmação do palestrante Alexandre Mendonça de Barros, abriu a 7ª edição do Confinar, um dos maiores eventos da pecuária de corte no Brasil, que reúne nesta terça-feira (22) cerca de 1.300 pessoas, entre pecuaristas, técnicos e estudantes.

Segundo Barros as carnes alternativas estão passando por um período de recuperação forte. “Há uma queda na produção e uma recomposição nas cotações de frangos e suínos. Isso ajuda a fortalecer o preço da carne bovina no mercado interno”, destaca. “Sobre a Rússia, importante comprador da carne brasileira, reabrindo o mercado hoje, é uma importante notícia. Eles [os russos] enxugam as carnes suína e bovinas, e junto a isso, a China volta a crescer como importadora da carne brasileira”, explica.

Junto às notícias que impactam as exportações imediatamente, o palestrante do Confinar ressalta, a médio prazo, a informação que torna o Brasil livre de aftosa com vacinação. “É relevante do ponto de vista sanitário. Estamos com uma carne em dólar barato e somado à uma excelente sanidade, nos torna ainda mais competitivos”.

Já a notícia ruim, para o palestrante, é o preço do milho, o principal insumo do pecuarista. “Na ótica do confinamento, o momento é delicado. A safrinha sofre efeitos climáticos. A Argentina quebrou bem. Não tem nada que desabone a safra. Sobre a relação China e EUA, apesar de ser um cenário exportador bom para o Brasil, a guerra comercial é uma questão que vem e vai, as coisas podem mudar. E ainda existem riscos climáticos para a nossa safra de milho”, alerta. A programação do Confinar segue até amanhã (23/05), com palestrantes de diversas universidades brasileiras, painel com os pecuaristas de Mato Grosso do Sul e divulgação do livro Entendendo o Conceito do Boi 777.

Botão Voltar ao topo