De acordo com o novo relatório da Euromonitor, How We Eat: The Changing Face of Global Mealtimes, os hábitos alimentares do mundo estão passando por profundas mudanças, deixando de lado as refeições em família para um padrão mais fragmentado e flexível que engloba várias pequenas refeições ao dia, normalmente a caminho do trabalho e sem companhia.
Café da manhã é a refeição mais esquecida do dia
Segundo a pesquisa, o café da manhã é frequentemente esquecido ou consumido no trajeto para o trabalho ou escola. Já o almoço é a refeição mais fixa do dia, pois está alinhada com o horário de pausa do trabalho/escola.
A China é o país que possui um padrão mais rígido de alimentação com quase 80% das pessoas entrevistadas pela Euromonitor afirmando consumir o café da manhã entre 6 e 8 horas da manhã. Em contraste, o Brasil apresenta o padrão mais casual para esta refeição: os brasileiros afirmaram consumir os snacks na mesma proporção que as refeições completas pela manhã.
Snacks começam a substituir as refeições completas
Embora os hábitos alimentares ainda sejam fortemente influenciados pela cultura local, as pessoas estão cada vez mais preferindo pequenos lanches ao longo do dia no horário que lhe for mais conveniente. Isto vem aumentando a importância dos snacks, que agora precisam atender as demandas nutricionais das refeições e não somente ser um petisco entre refeições. “Os padrões globais de alimentação claramente indicam que os snacks estão se tornando tão importantes e frequentes quanto as refeições tradicionais”, comenta Gina Westbrook, diretora de Strategy Briefing da Euromonitor International.
Petiscos nutritivos entre as refeições é tendênciaA pesquisa da Euromonitor indica que o pico do consumo dos snacks acontece normalmente às 11horas da manhã e entre 16 e 17 horas no período da tarde. Segundo Westbrook, as refeições estão mais fragmentadas. “As mudanças globais no estilo de vida das pessoas vêm influenciando a troca das três refeições diárias por outras menores, mas mais frequentes”, comenta.
A pesquisa da Euromonitor deixa claro que, na maioria dos países pesquisados, as pessoas estão se permitindo estilos de vidas mais personalizados às suas necessidades. Alimentar-se ao longo do dia, fora de casa, a caminho para o trabalho e sem companhia são tendências globais. “Não é suficiente que as empresas de alimentos se preocupem somente com os hábitos das refeições, elas precisam também entender as tendências de saudabilidade, do interesse dos consumidores por sabores exóticos e a busca deles por uma experiência diferenciada. Refeições prontas de baixa qualidade, como batata chips, não são suficientes para atender as expectativas do consumidor”, finaliza Westbrook.