Porto AlegreRio Grande do Sul

Fantomaticos na Casa de Cultura Mario Quintana nos dias 13 e 14 de junho

Nos dias 13 e 14 de junho, às 21h, os Fantomaticos lançam single em evento especial – duas noites de gala no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana. A banda apresenta sua mais recente criação, “Andar”, além de canções de seus três álbuns e quatro singles já lançados ao longo de carreira.

“Andar” é uma aventura musical proposta pela banda, um medley inspirado em obras como “Tommy” do The Who, o lado B do disco “Abbey Road” dos Beatles, ‘Tales Of Endurance’, do Supergrass, entre outras. Esse experimento sonoro traz diferentes climas musicais, muitas texturas e vozes, tudo em uma faixa de seis minutos. A banda conta que “tudo foi acontecendo de forma natural. As músicas existiam separadamente há algum tempo, mas eram apenas fragmentos, incompletas. Vimos uma semelhança melódica e de semântica entre elas e disso surgiu a ideia de fazer um disco todo numa música só, experimentar algo que nunca tentamos”.

Diferente dos lançamentos mais recentes, a banda quis imprimir uma sensação mais “quente” à faixa. Segundo Augusto Stern, vocalista e guitarrista, “a intenção era que a gravação soasse um pouco mais como nossos shows ao vivo e um pouco mais como esses medleys que nos inspiraram. A base central da música é um take único gravado no estúdio com bateria, baixo, teclado e violão tocando juntos. Adicionamos a isso às vozes, guitarras e percussões, tudo com pouca edição”, revela. As gravações ocorreram no estúdio da produtora Bunker Sound Design nos primeiros meses de 2018, em Porto Alegre.

Rodrigo Trujillo, vocalista e tecladista, destaca que “foi um processo muito importante, pois a banda toda participou da composição, cada um com algum trecho e, da mesma forma, todos cantaram na música, tanto como voz principal como em backing vocals. Um processo muito coletivo que revela um pouco de cada um no resultado”, afirma.

O design gráfico e fotos do trabalho ficaram por conta de Fábio Alt, parceiro da banda em outras ocasiões, onde já assinou capas de discos, ensaios e produzindo alguns vídeos. O single será lançado virtualmente pelo selo gaúcho Ué Discos, responsável por todos lançamentos mais recentes da banda. O grupo está produzindo para o segundo semestre um projeto especial de celebração dos dez anos de lançamento de seu primeiro disco, “No Bosque”.

Botão Voltar ao topo