Porto AlegreRSSerra Gaúcha

Filme de Bebeto Alves na Pinacoteca Ruben Berta

No dia 6 de junho será exibido pela primeira vez Gravetos Armados, filme de Bebeto Alves cujo foco é a construção da obra do porto-alegrense Antônio Augusto Bueno, atualmente exposta na mostra “O Tempo das Coisas – Módulo 2”, na  Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico).  A entrada é franca. O cantor e compositor Bebeto Alves, que recentemente tem se dedicado à fotografia e ao cinema, acompanhou o artista em todas as etapas do processo de instauração da obra, desde a vivência na Lomba do Pinheiro, onde os gravetos que a compõem foram selecionados, o transporte deste material para o Centro Histórico de Porto Alegre, e, finalmente, a lenta construção da escultura, instalada na área externa da Pinacoteca.
Gravetos Armados é um projeto em aberto que Antônio Augusto desenvolve há cerca de dez anos, desde que se mudou para o Jabutipê – casa/atelier, situada na rua Fernando Machado, antiga rua do Arvoredo, e que vem sendo apresentado em múltiplas formas e em diferentes lugares de Porto Alegre, pelo interior do Rio Grande do Sul, em Florianópolis, Itajaí, Rio de Janeiro e Montevidéu.
O filme foi realizado por Bebeto Alves em todas etapas: fotografia, montagem, trilha sonora e edição, constituindo-se no formato de curta-metragem documental, com 13 minutos de duração. Logo após a primeira exibição, será disponibilizado na internet.
A mostra O Tempo das Coisas – módulo 2, da qual Gravetos Armados é parte integrante, tem curadoria do crítico, jornalista e pesquisador Francisco Dalcol e segue em cartaz na Pinacoteca Ruben Berta até 27 de julho. Também estão apresentadas obras de Bruno Borne, Frantz, Paulo Nenflídio, Túlio Pinto, do russo Fyodor Pavlov-Andreevich e do duo Ío (formado por Laura Cattani e Munir Klamt). Entre os trabalhos, alguns foram desenvolvidos especialmente para a exposição, tendo como ponto de partida o espaço arquitetônico do antigo casarão da Pinacoteca ou de sua área externa. Há, ainda, proposições de artistas que abordam a própria coleção. Além disso, integram a exposição seis obras pertencentes ao respectivo acervo, a partir de um recorte curatorial que traz a público uma escultura de Hildegardo Leão Velloso e pinturas de Batista da Costa, Fernando Duval, Jeronimus Van Diest, Oscar Crusius e Tomie Ohtake.
Serviço
Gravetos Armados – Conversa com Bebeto Alves e Antônio Augusto Bueno
6 de junho, quarta-feira, às 18h30
Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico)
Informações: 51 3289-8292 / acervo@smc.prefpoa.com.br
Entrada franca
Etiquetas
Publicidade
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios