EsportesPorto Alegre

Jogos da Copa dos Refugiados tem tabela definida

Na tarde do dia 30 de maio, aconteceu no plenário do TJD/RS na Federação Gaúcha de Futebol a apresentação das equipes, do regulamento e o sorteio da tabela da edição de Porto Alegre da Copa dos Refugiados 2018. Estavam presentes as instituições organizadoras e representantes da Prefeitura de Porto Alegre, clubes apoiadores – Esporte Clube São José e Sport Club Internacional – e patrocinadores.

O regulamento da competição e sistema de sorteio da tabela de jogos foram produzidos com apoio da FGF, que também cederá a arbitragem para os jogos. “Entendemos a importância dessa iniciativa e por isso colocamos nossos esforços no apoio à Copa dos Refugiados equivalente ao feito para competições profissionais promovidas pela Federação Gaúcha de Futebol”, afirmou o vice-presidente da FGF presente na cerimônia, Luciano Hocsman.

CLICK PARA AMPLIAR

O evento, que reúne mais de uma centena de atletas migrantes e refugiados representando seus países de origem, faz parte de um torneio nacional: a Copa do Brasil dos Refugiados. Após a etapa de Porto Alegre, acontece em julho a 5ª edição da Copa em São Paulo e, em agosto, a 1ª Copa dos Refugiados no Rio de Janeiro, com jogos nos estádios de São Januário e Engenhão. Os vencedores das etapas regionais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo disputarão as finais em setembro no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

A Copa dos Refugiados de Porto Alegre terá oito times, totalizando 120 atletas de Angola, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Líbano, Peru, Senegal e Venezuela. Além dos jogos, está programada uma ação de empregabilidade, com cadastramento de currículos de refugiados, que serão encaminhados para empresas da indústria, comércio e serviços do RS.

O jogos acontecem nos dias 2 e 3 de junho. No sábado (02), a primeira etapa da disputa será no Estádio Passo D’Areia do Esporte Clube São José a partir das 09h. As semifinais e a grande final serão realizadas no Estádio Beira-Rio, no domingo (03) e terão início às 13h.

Para assistir aos jogos, tanto no Passo D’Areia, quanto no Beira-Rio, será cobrado ingresso único no valor de R$ 10 que pode ser adquirido de forma antecipada no site: copadosrefugiados.com. Ou na plataforma Sympla: sympla.com.br. Para as finais no Beira-Rio, os ingressos poderão ser adquiridos nas bilheterias do Gigantinho. Os recursos serão destinados ao projeto Tunipiquês, que é uma ação social que promoverá cursos gratuitos sobre linguagem e cultura brasileira, visando facilitar a inserção dos refugiados na sociedade e no mercado de trabalho.

Além dos jogos, está programada uma ação de empregabilidade, com cadastramento de currículos de refugiados que serão encaminhados para empresas da indústria, comércio e serviços do RS. Com o mesmo objetivo, será produzido o álbum de figurinhas da Copa dos Refugiados, com fotos e minicurrículos dos jogadores. Os jogos também serão acompanhados por “olheiros” do futebol amador do RS para que eles identifiquem craques para os seus times ou futuros adversários entre as equipes que estão em campo, gerando uma verdadeira inclusão social.

A etapa de Porto Alegre da Copa dos Refugiados é realizada pela Ponto Agência de Inovação Social em parceria com a ONG África do Coração, e promovida pelo ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) com apoio do Sport Club Internacional, BRIO, Federação Gaúcha de Futebol, Esporte Clube São José, Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, ABACE (Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte), ASAV (Associação Antônio Vieira), Beat Conteúdo e Relacionamento, Agência Matriz, Fuerza Studio, Uniritter e Sociedade Libanesa. O evento é patrocinado pela Sunrice, marca de arroz que destina 25% do faturamento obtido com os royalties da venda dos seus produtos para benefício de projetos para refugiados fora e dentro do Brasil.

Serviço:
Copa dos Refugiados Porto Alegre, edição 2018

Datas e locais:
02/06 no Estádio Passo D’Areia (quartas de final) – das 09h às 13h
03/06 no Estádio Beira-Rio (semifinais e final) – das 13h às 17h
Ingressos: R$ 10,00
(venda antecipada pelo site www.copadosrefugiados.com e na plataforma Sympla – www.sympla.com.br)
No dia 03/06 serão vendidos ingressos na bilheteria do Gigantinho.
O ingresso é único e válido para os dois dias de jogos.

Sobre a Copa dos Refugiados

Iniciativa do imigrante congolês Jean Katumba, fundador da ONG África do Coração, a Copa dos Refugiados surgiu em 2014 na cidade de São Paulo. O evento, que é um torneio entre times formados por refugiados que representam seus países de origem, tem por objetivo integrar os migrantes à sociedade e promover sua inclusão social. Em 2018, além da segunda edição em Porto Alegre, acontecerá a quinta edição em São Paulo e a primeira edição no Rio de Janeiro. Os vencedores das etapas regionais disputarão as finais da Copa do Brasil dos Refugiados em setembro no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no site: copadosrefugiados.com.

Contato: Rodrigo Vicêncio
E-mail: rodrigo.vicencio@lucrosocial.com
Fone: (51) 99674.1096

Botão Voltar ao topo